quarta-feira, 13 de julho de 2011

CARIMBÓ DA IRMANDADE DE SÃO BENEDITO SE APRESENTA NO RIO DE JANEIRO EM EVENTO INTERNACIONAL



O grupo de carimbó "Os Quentes da Madrugada" - da centenária Irmandade de São Benedito da cidade de Santarém Novo (PA) - participará pela primeira fez do FIL - Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens, cuja 9ª edição acontece no Rio de Janeiro no período de 05 a 17 de julho de 2011.

O convite partiu da Secretaria da Cidadania e da Identidade do Ministério da Cultura, que promove durante esse evento o 1º Encontro Nacional Cultura e Infância, realizando debates e reflexões sobre a formulação de políticas culturais voltadas para as crianças e adolescentes brasileiros.

Uma das atrações da Noite FIL da Cultura Popular, "Os Quentes" farão apresentação de música e dança ao lado de outros artistas populares como Lia de Itamaracá (PE), principal mestra cirandeira do país. Será um encontro inédito entre o carimbó e a ciranda, marcando um novo passo na luta pelo reconhecimento do carimbó como patrimônio imaterial da cultura brasileira, fortalecendo o processo de registro que está em andamento junto ao IPHAN/MinC.

A participação dos "Quentes da Madrugada" no evento marcará o terceiro encontro do grupo com o público carioca, que já teve a oportunidade de vê-los em 2008,através do projeto de Circulação Nacional patrocinado pela Petrobrás, e em 2010, no Encontro Nacional da Diversidade Cultural promovido pela SID/MinC.

A apresentação do grupo será às 20 h do dia 14 de julho (quinta-feira), no Teatro Carlos Gomes (Pça. Tiradentes, Centro).

Vejam mais informações do evento no site http://www.fil.art.br/

Nenhum comentário: