quarta-feira, 27 de julho de 2011

"O GRANDE BALÉ DE DAMIANA" É DISPONIBILIZADO NA INTERNET


O GRANDE BALÉ DE DAMIANA from Instituto Marlin Azul on Vimeo.

"O Grande Balé de Damiana" é um filme revelador da peculiaridade e das tradições da Irmandade de Carimbó de São Benedito, organização cultural centenária da cidade de Santarém Novo, no litoral do Pará, única remanescente e guardiã do Carimbó de São Benedito, manifestação que une a devoção popular ao Santo Preto e a paixão pelas festas de carimbó pau & corda, preservada e transmitida pela oralidade há mais de um século nesse município.

O vídeo conta a história de uma jovem fictícia chamada Damiana, que sonhava em dançar nas festas de Carimbó da Irmandade de São Benedito, da então Vila de Santarém Novo, mas era impedida por uma antiga regra que proibia a participação dos jovens da comunidade nessas festas e previa uma punição terrível para quem ousasse desobedecer esse preceito. Ao desafiar essa regra, Damiana dá início a uma nova tradição que irá marcar profundamente o imaginário da comunidade.

Tendo como cenário a natureza exuberante de Santarém Novo, a história de Damiana e sua paixão pelo carimbó apresenta o universo das tradições e da mística da secular Irmandade de Carimbó de São Benedito, hoje reconhecida como uma das mais importantes manifestações da cultura popular paraense e amazônica, mostrando ao público brasileiro um pouco desse Brasil profundo que a maioria desconhece, mas que é componente fundamental da identidade brasileira. Uma história e um olhar produzidos por pessoas da própria comunidade onde o vídeo será realizado

O vídeo é resultado do Projeto Revelando os Brasis - Ano II, iniciativa do Ministério da Cultura, promovida pelo Instituto Marlin Azul com a parceria do Canal Futura. O objetivo é promover processos de inclusão e de formação audiovisuais através do estimulo à produção de vídeos digitais por moradores de cidades com população de até 20 mil habitantes.

Esses vídeos são produzidos a partir de histórias selecionadas em um concurso nacional, cujos autores passam por uma oficina de formação básica em audiovisual. A idéia é democratizar a produção cultural em vídeo, selecionando propostas vindas dos municípios e transformando simples moradores, sem necessariamente nenhum conhecimento técnico, em diretores de filmes sobre sua comunidade ou região.

Entre os 40 selecionados da edição de 2006 estava JOÃO PEREIRA LOUREIRO JUNIOR, jovem escritor do município de Santarém Novo, Pará, autor e diretor do vídeo, ele também devoto e dançarino do carimbó da Irmandade. As filmagens aconteceram na comunidade em agosto de 2006, mobilizando toda a cidade. O elenco e a produção é local.


O vídeo está disponível para assistir no site do projeto Revelando os Brasis.

Confira abaixo a ficha técnica e a sinopse do vídeo.

Ficha Técnica
Roteiro e Direção:
João Loureiro Jr.
Produção:
João Loureiro Jr.
Isaac Wyllian Farias Loureiro
Elenco:
Milka Santa Brígida de Souza
Alba de Fátima Marques Costa
Raimundo Corrêa Costa
Eraldo Monteiro do Nascimento
Ernaldo Loureiro da Silva
Imagens:
Wesley Braun
Edição:
Aladim Júnior
Pedro Afonso
Max Lima
Som:
Cássio Rosa

SINOPSE: Encantada pela magia do carimbó, Damiana resolve dançar na Festa de São Benedito, ignorando a secular tradição que proíbe a participação de jovens. Ao quebrar essa regra, Damiana dá início a uma lenda que irá marcar para sempre o imaginário de Santarém Novo e do jovem Donato, que verá sua descrença cair por terra ao ver Damiana em seu eterno balé de carimbó.

Conheça Santarém Novo: Fundação: 1961 / Localização: Nordeste paraense, a 136km de Belém / 6.028 habitantes / 230km²

Transformado em freguesia em 1868, o povoado se tornou município em 1890. Porém, em 1906, as terras passaram a integrar o município de Igarapé Açu; após uma sucessão de tentativas em vão, a localidade ganhou autonomia política em 1961. É reconhecida pelas suas ricas e centenárias tradições culturais, das quais o Carimbó de São Benedito é a referência principal.

Nenhum comentário: