quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

ZIMBARIMBÓ em Marapanim celebra o centenário de Mestre Lucindo


Evento fortalece a luta pelo registro do carimbó como patrimônio cultural brasileiro

Marapanim, a borboletinha do mar, cidade que se tornou uma das grandes referências do carimbó paraense, viu se realizar pela primeira vez o ZIMBARIMBÓ - Festa de Carimbó, evento cultural promovido nos dias 5, 6 e 7 de dezembro na Arena do Bom Intento e que reuniu cerca de 25 grupos de carimbó de Marapanim e região, atraindo milhares de pessoas.

Organizado pelas Associações Culturais Raízes da Terra, Japiim e Uirapurú, que uniram forças para garantir a realização do projeto, o ZIMBARIMBÓ marcou a celebração merecida do centenário de nascimento do saudoso Mestre Lucindo, maior ícone do carimbó marapaniense e cuja obra é conhecida no Brasil inteiro. O evento contou com a parceria de várias instituições, entre elas a SECULT, Fundação Curro Velho, IAP, Fundação Tancredo Neves e Prefeitura Municipal de Marapanim.


O nome ZIMBARIMBÓ é uma fusão das palavras "zimba" (como era chamado o carimbó antigamente na região) e "carimbó" (a forma atual), e marca também a experiência cada vez mais positiva de integração e protagonismo dos grupos e associações de carimbó locais na produção de seus próprios eventos culturais. Fortalecendo o processo de organização local gerado pela Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro, o evento também proporcionou um importante espaço de divulgação e valorização dos vários grupos de carimbó do município, alguns deles pela primeira vez tendo a oportunidade de se apresentar para um público tão grande.

A festa iniciou na sexta-feira, dia 5, com a levantação do mastro de São Benedito, uma antiga tradição que foi executada no evento pelo grupo de idosos "Alegria não tem idade", dançarinos tradicionais animadíssimos que ainda preservam o modo de dançar típico de Marapanim. A noite seguiu com a apresentação dos grupos e associações de carimbó de várias comunidades do município em um palco armado na arena, proporcionando um belo espetáculo aos presentes. Na madrugada a festa ia para o barracão de chão e palha montado no local, onde conjuntos se revezavam animando um público que nao arredava o pé do salão.


No sábado pela manhã os mestres e mestras de carimbó de Marapanim se reuniram em uma Roda de Saberes, coordenada pela professora Mariana (ASCUJA) e que teve a participação de vários convidados como Solange Loureiro (Irmandade de S. Benedito e coordenação da Campanha do Carimbó), Walmir Bispo (Superintendente da Fundação Curro Velho), Carlos Henrique (diretor de cultura da SECULT) e outros. A conversa foi tão boa que os mestres pediram que continuasse no dia seguinte, dessa vez sob a mediação de Isaac Loureiro (coordenação da Campanha do carimbó), havendo a partilha de vários relatos sobre a história e as tradições do carimbó marapaniense.

O sábado ainda teve a segunda noitada de carimbó no palco e no barracão, e a presença ilustre do Secretário de Cultura do Estado, Edilson Moura, que falou sobre a importância do evento, sobre o processo de registro do carimbó e prometeu um amplo apoio para a edição de 2009.

O ZIMBARIMBÓ encerrou no domingo com a entrega de troféus para todos os grupos presentes e a escolha da "Musa do Zimbaribó". Após a derrubação do mastro, a festa tomou conta do barracão e só parou ao raiar do dia, mostrando mais uma vez a força e vitalidade da cultura do popular marapanienese.

Nenhum comentário: