quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

7º FEST RIMBÓ em Santarém Novo revela e celebra a diversidade do carimbó paraense


Festival mobiliza dezenas de grupos na luta pelo reconhecimento do gênero como patrimônio imaterial

Animados pela alegria e energia dos mais diversos sotaques de tambores, carimbozeiros de todo o Estado se encontram em Santarém Novo, nordeste do Pará, nos dias 12, 13 e 14 de dezembro de 2008. É lá que acontece o 7º FEST RIMBÓ – Festival de Carimbó de Santarém Novo, grande movimentação cultural de carimbó que a cada ano envolve mais grupos e comunidades no processo de luta pela valorização e reconhecimento desse ritmo tradicional como patrimônio imaterial da cultura brasileira.

Realizado desde 2002, o FEST RIMBÓ é muito mais do que um simples evento anual. Buscando contribuir para o reconhecimento e valorização do Carimbó como elemento essencial de nossa identidade cultural, ao longo desses sete anos o Festival incorporou atividades importantes como Seminários, Encontro dos Mestres de Carimbó, Oficinas de Saberes e Fazeres do Carimbó, Mini-Festival com grupos infantis, Circuito Carimbó nas Escolas, Arrastões e Roda de Tambores, além do Troféu Mestre Celé de Carimbó (estilos raiz e livre) e de animados bailes e shows com grupos regionais e locais.

Acreditamos necessário unir a festa com a reflexão, o show com o debate, a educação e a oralidade, o palco com a roda de conversas, cantos e danças. Integrar e articular vivências, idéias, propostas e caminhos comuns na construção de um dinâmico movimento cultural do carimbó, organizado pelas comunidades, grupos e mestres carimbozeiros que lutam por reconhecimento e dignidade. Este tem sido o objetivo maior deste Festival.

Campanha pelo registro do Carimbó como Patrimônio Cultural Brasileiro

O 7º FEST RIMBÓ também será um espaço privilegiado de articulação da Campanha "Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro", movimento nascido no festival de 2005 e que vem lutando para registrar o Carimbó paraense como patrimônio cultural imaterial do Brasil. Várias atividades da campanha acontecerão no evento, entre elas o seminário "Carimbó e Patrimônio Imaterial", que reunirá os grupos e mestres de toda a região, junto com as comissões criadas pela campanha em Santarém Novo, Marapanim, Curuçá, Algodoal, Maracanã, Sta. Bárbara, Ananindeua, Cachoeira do Arari, Icoaraci e outras localidades, com a participação de representantes do IPHAN, Ministério da Cultura, SECULT, Fundação Curro Velho, CENTUR, SESC e vários outros convidados.

O Seminário discutirá o andamento do processo de registro e a forma de participação das comunidades no inventário previsto para iniciar em janeiro de 2009. Também estará na pauta a intervenção da campanha no Fórum Social Mundial em Belém.

Encontro dos Mestres de Carimbó reafirma importância da oralidade e do conhecimento tradicional

Buscando a valorização do trabalho dos mestres e mestras do carimbó paraense, o festival também promove o 4º Encontro dos Mestres de Carimbó, atividade que desde 2005 reúne mestres de vários municípios para vivências, rodas de saberes e fazeres e debates sobre ações e demandas necessárias para garantir seu reconhecimento como agentes culturais responsáveis pela preservação e continuidade das tradições do carimbó em cada comunidade. Este ano o tema do encontro será "O papel social e cultural dos mestres das tradições orais no Brasil", onde os mestres discutirão, entre outras coisas, a criação de leis e projetos voltados para a valorização da tradição oral na educação, apoio financeiro, processos de transmissão de saberes, etc. O encontro marcará ainda o lançamento regional do Movimento pela criação da Lei Griô Nacional (ou Lei Nacional dos Mestres das tradições orais), uma iniciativa proposta pela Ação Griô Nacional durante a TEIA 2008 em Brasília, no mês de novembro, e que tem a Campanha do Carimbó como uma das articuladoras.

Troféu Mestre Celé revela e valoriza a diversidade dos sotaques do carimbó

O concurso de composições de carimbó do festival, batizado de Troféu Mestre Celé em 2007 para homenagear um dos mais importantes mestres da Irmandade de S. Benedito (Santarém Novo), é outra atividade que atrai um grande número de grupos e músicos carimbozeiros para o evento. Considerado um dos maiores do gênero, o concurso é um grande espaço de valorização e difusão da diversidade dos sotaques do carimbó paraense, sendo aberto a grupos de todo o estado.

O troféu revela a cada ano dezenas de novas composições de carimbó, tanto no estilo raiz, que busca preservar a expressão tradicional do ritmo, quanto no estilo livre, que estimula e reconhece as fusões e as inovações presentes em vários contextos. Os sotaques do carimbó, pouco conhecidos pelo grande público, vão desde o "praiano" (presente na região do Salgado) até o urbano (encontrado na região metropolitana de Belém), passando pelo sotaque marajoara, rural e o chamado "carimbó de santo" (este ainda preservado em Santarém Novo desde o século 19).

Durante o festival, todas essas vertentes convivem e tem a possibilidade de se conhecerem um pouco mais, fortalecendo a compreensão da força, beleza e diversidade dessa manifestação. "A troca de experiências entre antigos mestres e jovens músicos é fundamental para a continuidade e renovação do gênero", avalia Isaac Loureiro, coordenador do festival. O Troféu Mestre Celé conta com o patrocínio da SECULT, que irá destinar R$ 7.000,00 para as premiações do concurso.

Mini-Festival incentiva o amor pelo carimbó desde a infância

Outra atividade marcante no evento é o Mini-Festival de Carimbó, criado em 2005 para garantir espaço aos grupos de carimbó mirins da região, estimulando a participação das crianças e adolescentes dentro da tradição musical do carimbó. A cada ano, mais grupos mirins são criados, geralmente a partir de grupos adultos ou por iniciativa de mestres tradicionais que sentem a necessidade de fazer o repasse de seus conhecimentos para os mais jovens.

Foi assim que Mestre Bernardo Souza, 67 anos, criou o Trinca-Ferro Mirim em 2004, reunindo crianças da comunidade de Santarém Novo que demonstravam grande interesse pelo carimbó. Hoje um dos mais conhecidos grupos mirins do Estado, o Trinca-ferro Mirim tornou-se exemplo e inspiração para a criação de novos grupos, inclusive em outros municípios da região.

Como resultado desse processo, Mini-festival este ano terá a participação de grupos de Santarém Novo, Maracanã, Cafezal e da Ilha de Maiandeua, além dos grupos criados nas escolas municipais santareenses através de oficinas do Circuito Carimbó na Escola.

Oficinas de Saberes e Fazeres do Carimbó reúne mestres e aprendizes da tradição oral

Com o apoio da Fundação Curro Velho, o Festival realiza desde 2005 um ciclo de oficinas ministradas por mestres de carimbó locais voltadas para um público infanto-juvenil, principalmente alunos de escolas públicas municipais, buscando estimular o repasse dos conhecimentos associados ao carimbó para as novas gerações. A oficina de confecção de instrumentos tradicionais de carimbó, ministrada por Mestre Sabá, e a de percussão tradicional, ministrada por Mestre Dico Boi, são oportunidade valiosa para que esses saberes e fazeres sejam transmitidos e preservados na comunidade.

Os resultados poderão ser conferidos no espaço Taberna Pará que será montado pela Fundação Curro Velho no evento, onde haverá a exposição também de artesanato e o resultado de outras oficinas promovidas pelo Curro na região.

FEST RIMBÓ: o carimbó é nossa pátria!

O Carimbó é a música e a dança paraense por excelência. A criação da Campanha pelo seu reconhecimento como patrimônio cultural brasileiro tem proporcionado o fortalecimento e valorização dos grupos e mestres espalhados por dezenas de municípios paraneses. Ao longo de todo esse processo, o FEST RIMBÓ vai consolidando sua história como um dos principais espaços de valorização e difusão da cultura popular paraense, território de encontro e celebração da diversidade cultural do carimbó e suas várias vertentes.

Informações e contatos:

Em Santarém Novo:Secretaria Local da Campanha "Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro": Centro Solidariedade, Av. Francisco Martins.Fones (91): 9995-4422 (Isaac Loureiro) ou 9993-3745 (Waldirene Nogueira)
Em Belém:Secretaria Geral da Campanha "Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro": R. Domingos Marreiros, 728, entre 14 de Março e Generalíssimo Deodoro, Umarizal.Fones (91): 9995-4422 (Isaac) ou 8159-0594 (Solange Loureiro)
Na Internet:
Blog: http://www.festrimbo.blogspot.com/
e-mail: fest_rimbo2008@hotmail.com

Nenhum comentário: