quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Carimbó é registrado em CD

Projeto Toque de Mestre percorre municípios da região do Salgado para gravar músicas e documentário


O gênero que é um símbolo da riqueza da música popular paraense, o carimbó, está prestes a ganhar um registro em áudio e vídeo digno de sua tradição histórica. De hoje a domingo, o projeto Toque de Mestre, idealizado pelo músico e compositor Pedrinho Callado e realizado pela Central de Produção Cinema e Vídeo na Amazônia, começa seu percurso pelos municípios de Curuçá e de Marapanim para gravar canções de quase 20 grupos locais de carimbó e lançá-las futuramente em um CD. De quebra, a equipe itinerante ainda irá registrar em vídeo os momentos da viagem para um documentário em DVD, que será lançado junto ao disco no ano que vem. O projeto tem o patrocínio da Oi, por meio da Lei Semear de Incentivo à Cultura.
Há pelo menos seis anos 'na gaveta', segundo Pedrinho Callado, o projeto Toque de Mestre surgiu a partir de um interesse bem conhecido no meio artístico local: o de divulgar e registrar de forma efetiva os movimentos populares que mantêm o carimbó vivo no interior paraense. A idéia, inicialmente, era percorrer dez municípios da região do Salgado, no Nordeste paraense, levando um 'estúdio móvel' para que os artistas pudessem gravar suas canções com apoio técnico de qualidade - mas, conforme explica o coordenador, algumas diretrizes foram adaptadas por conta de limitações estruturais.
'Passamos um bom tempo à procura de apoio para chegar nestes municípios, já que queríamos levar uma estrutura completa de gravação para os mestres populares, com equipamento de captação e uma equipe técnica de produção e edição de qualidade. Só agora, em 2008, conseguimos o apoio e optamos por passar por estes dois municípios, que reúnem mais de 40 grupos de carimbó e são os principais pólos do gênero em nosso Estado. Os 20 mais organizados e interessados foram contemplados pelo projeto para representar este cenário musical', explica Pedrinho.
Até amanhã, a equipe da Central de Produção fica instalada em Curuçá, onde os grupos populares Pinga Fogo, Raio de Sol, Explode Coração, Os Curiós, Alegria do Pará, Fenômenos e Sabiá do Araquain poderão gravar uma música cada, além de conceder depoimentos e entrevistas à equipe produtora do documentário. Na sexta (5), sábado (6) e domingo (7), o estúdio móvel chega em Marapanim para receber os grupos Borboletas do Mar, Raízes da Terra, Uirapuru, Japiim, Flor da Cidade, Novos Canarinhos, Flor do Mangue, Sereia do Mar, Pica pau, Estrela do Mar e Flor de Natal, além de dois grupos ainda não confirmados.
Se tudo der certo, o pacote com CD e DVD deve ser lançado até fevereiro do ano que vem. Além de conhecer todo o gingado e singularidade do ritmo, o interessado em adquirir o material ainda poderá conhecer um pouco do processo de elaboração de instrumentos artesanais.
Fonte: Amazônia Jornal (GUTO LOBATO)

Nenhum comentário: