quarta-feira, 4 de junho de 2008

Grupos e Mestres de Carimbó realizam encontro em Maracanã


Maracanã recebe grupos e mestres de Carimbó que lutam pelo reconhecimento dessa tradição como patrimônio imaterial do Brasil

O Carimbó é música, dança e poesia dos povos da região litorânea do Pará há mais de dois séculos, tendo se tornado um dos principais componentes da identidade cultural desta região. Sua ancestralidade indígena e africana, combinada com a influência dos colonizadores ibéricos, é sinal vigoroso da diversidade cultural formadora das populações amazônicas e mostra inegável da sua capacidade de resistência ao longo da história.

Maracanã, antiga aldeia indígena disputada por franceses e portugueses no século 16, é um dos lugares onde o carimbó tem profundas raízes e muita história para contar. Localizada na foz do grande rio de mesmo nome, a cidade colonial foi chamada pelos portugueses de Cintra, na tentativa de eliminar a forte identidade indígena da comunidade local, uma identidade que encontrou no carimbó uma forma de resistir e se afirmar durante séculos de opressão. A presença dos negros africanos na região também é um importante elemento na construção dessa identidade. Maracanã tem comunidades negras tradicionais com Martins Pinheiro, onde a tradição oral afirma ter nascido o carimbó entre as famílias de escravos fugitivos das fazendas da região, sendo uma localidade que preserva um rico patrimônio cultural fundado na ancestralidade quilombola.

Alimentados por toda essa diversidade e tradição histórica e cultural, os carimbozeiros de Maracanã se organizam para realizar o 1º Encontro Maracanaense de Articulação da Campanha "Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro", a ocorrer no dia 07 de junho de 2008 (sábado), das 08 às 14 h, na Escola Estadual de Ensino Médio Presidente Kennedy, localizada na Rua do Espírito Santo, Centro, próximo à sede do Ipiranga Esporte Clube, em Maracanã/PA.

Segundo Mestre Simão, do conjunto Novo Zimba, a idéia do encontro nasceu a partir do contato com o movimento criado em Santarém Novo pela Irmandade de Carimbó de São Benedito em 2005, quando participavam do Festival de Carimbó naquela cidade vizinha. Mestre Deco, do conjunto Unidos de Maracanã, lembra que a discussão sobre o registro do carimbó como patrimônio cultural brasileiro foi uma novidade para todos os carimbozeiros presentes, mas que todos concordaram em apoiar a iniciativa. Para Manoel Preto, coordenador do Espaço Cultural Tio Milico, da ilha de Fortalezinha, o evento será um passo importante para fortalecer e dar visibilidade ao carimbó de Maracanã, que é pouco conhecido fora do município.

De acordo com os organizadores, o evento irá reunir os diversos grupos e mestres de Carimbó de Maracanã e região, além de entidades culturais e as instituições públicas de cultura locais, para conhecer mais sobre a origem e a situação atual do processo de registro do carimbó, buscando esclarecer toda a comunidade sobre os vários aspectos envolvidos na questão. Outro objetivo é fomentar a organização da Comissão Local da Campanha "Carimbo Patrimônio Cultural Brasileiro", que assumirá a tarefa de coordenar as atividades da campanha no município. O evento terá também a participação do IPHAN e do DPHAC/SECULT, que irão esclarecer sobre como será feito o inventário cultural do carimbó na região.

Durante o encontro também haverá apresentações de vários grupos de carimbó maracanaenses, como o Novo Zimba, Unidos de Maracanã, Originais de Maracanã, Canarinho, entre outros. São esperados ainda integrantes de outros grupos de carimbó das diversas comunidades que fazem parte da Reserva Extrativista Marinha de Maracanã, criada em 2002 com o propósito de aliar a conservação ambiental com a preservação do modo de vida tradicional dos pescadores e extrativistas locais.

A Campanha "Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro" é uma iniciativa que busca sensibilizar e mobilizar a sociedade em torno da valorização e do reconhecimento do Carimbó como parte fundamental da cultura brasileira, sendo uma continuidade das reflexões e articulações promovidas pela Irmandade de São Benedito durante o Festival de Carimbó de Santarém Novo desde 2005. Hoje organizada por entidades e grupos culturais de vários municípios, esta Campanha faz parte do processo iniciado junto ao IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – para registrar o Carimbó Paraense como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, sendo apoiada pelo Ministério da Cultura, SECULT, FUNTELPA, Fundação Curro Velho, IAP, Fundação Tancredo Neves e outras instituições culturais.

Como parte fundamental do processo de registro, a Campanha está promovendo encontros de articulação em vários municípios onde o Carimbó é uma referência cultural profunda, em especial na zona litorânea paraense que abrange o Marajó, a microrregião do Salgado e a Zona Bragantina, locais que farão parte do inventário a ser realizado pelo IPHAN e pelo DPHAC/SECULT (Diretoria de Patrimônio) a partir deste ano.

O evento é coordenado pelos grupos Novo Zimba, Unidos de Maracanã e Espaço Cultural Tio Milico, em parceria com a Prefeitura Municipal, tendo o apoio de várias instituições culturais governamentais e não-governamentais.

Serviço:
Encontro Maracananaense de Articulação da Campanha "Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro"
Dia 07 de junho de 2008 (sábado), das 08 às 14 h, na Escola Estadual de Ensino Médio Presidente Kennedy, localizada na Rua do Espírito Santo, Centro, próximo à sede do Ipiranga Esporte Clube, em Maracanã/PA.

Contatos da Coordenação da Campanha:
(91) 9995-4422 (Isaac Loureiro)
(91) 8167-8783 (Flávio Miranda)
(91) 8134-3426 (Esperança Alves)
(91) 9605-9057 (Ronaldo Silva)
(91) 8112-8205 (Railson Silva)

Contatos da Coordenação em Maracanã :
(91) 9906-8907 (Manoel Preto)
(91) 9987-1742 (Tânia)

E-mail: carimbopatrimonioculturalBR@gmail.com

Nenhum comentário: