sexta-feira, 27 de junho de 2008

Campanha do Carimbó no Arrastão do Pavulagem



Baque dos tambores anima aliança e parceria em prol da cultura popular

Ao som dos tambores, matracas e maracás, a Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro celebra sua aliança com o Arraial do Pavulagem, participando da programação dos Arrastões de junho em Belém, uma tradição de 21 anos que vem fortalecendo cada vez mais as expressões das culturas populares paraenses e amazônidas.

Desde o dia 15 de junho a Campanha está presente todo domingo na Praça da República com uma barraca, onde voluntários fazem um trabalho de mobilização e sensibilização da sociedade sobre a importância do registro do carimbó como patrimônio imaterial do Brasil. Milhares de pessoas já passaram por lá e assinaram o manifesto de apoio ao processo de registro do carimbó, demonstrando a força mobilizadora desta iniciativa.

Além disso, a barraca da Campanha tornou-se um espaço para divulgação dos grupos e mestres de carimbó tradicionais, principalmente do interior do Estado, a maioria desconhecidos pelo público de Belém. Lá é possível encontrar CDs e DVDs de grupos como Os Quentes da Madrugada, Canarinho de Araquaim, Raízes da Terra, Unidos de Maracanã, Sancari e muitos outros, além de livros, camisetas e artesanatos produzidos nas comunidades carimbozeiras.

Neste domingo, dia 29 de junho, o Arraial do Pavulagem promoverá um show especial pelo registro do carimbó, com a participação de outros artistas paraenses como Nazaré Pereira, Pinduca, Nilson Chaves, Grupo Quaderna, Curimbó de Bolso, Lucinha Bastos e muitos mais.

É o carimbó tecendo alianças com todos os que amam a cultura de nosso povo, fortalecendo a luta pelo reconhecimento e valorização desse patrimônio que é de todos nós.

Serviço:
Arrastão do Arraial do Pavulagem - Dia 29 de junho de 2008
Saída da Escadinha da Estação das Docas às 09 h

Show na Pça da República com Arraial do Pavulagem e artistas convidados

Coleta de assinaturas de apoio ao registro do carimbó na barraca da Campanha na praça.

PARTICIPE!

Nenhum comentário: