sexta-feira, 27 de junho de 2008

Carimbó de raiz no Arraial nas Onze Janelas

Da Redação - Agência Pará



Apresentações cênicas, carimbó de raiz e as guitarradas ditaram o ritmo da primeira noite do Arraial de Todos os Santos que está sendo realizado no Píer da Casa das Onze Janelas, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com o Instituto de Artes do Pará, (IAP), Fundação Curro Velho, Fundação Carlos Gomes e Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves.


Nos próximos quatro dias, o público poderá conferir, no Píer, apresentações de pássaros juninos, quadrilhas, grupos de Carimbó, Cordões de Bichos, grupos folclóricos, bois bumbás, dentre outros, de várias regiões do Estado. A programação acontece até o dia 29 de junho (domingo), a partir das 17 horas. Junto com este evento, o Instituto de Artes do Pará, (IAP), a Fundação Curro Velho e a Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, também possuem uma vasta programação para o mês de junho, pelo Arraial de Todos os Santos.


Na quarta-feira, primeira noite do Arraial, o Carimbo Japiim de Marapanim manteve a alegria do público que compareceu ao local. O grupo trouxe 24 dançarinos, inclusive da terceira idade para animar os participantes. Para Mariana Sarmento, presidente do Grupo, a programação faz com que os grupos fiquem mais conhecidos. “Esse evento é importante para todos nós, principalmente quem trabalha com grupos de raiz”, afirmou.


Na quinta foi a vez do grupo Novo Zimba de Maracanã mostrar seu tradicional carimbó que traz profundas influências negras e quilombolas de sua comunidade original, a Vila de Martins Pinheiro. Tendo à frente Mestre Simão, que se autodefine como pescador e artista popular, o grupo se apresenta pela primeira vez ao público de Belém.


Nesta sexta-feira quem faz seu show é o grupo Raízes do Pará, liderado por Dona Ionete Gama, uma das raras e brilhantes cantoras de carimbó do Estado, que virá mostrar seu carimbó “chamegoso” com todo o sotaque e identidade da região do Baixo Tocantins.

No sábado o Arraial das Onze Janelas recebe a visita de Mestre Chapal e do conjunto Canarinho, direto de Colares, apresentando seu inusitado carimbó “ufológico”, falando sobre as histórias do “chupa-chupa” na sua região.


E no domingo, para encerrar a festança, de Santarém Novo vem o grupo Os Quentes da Madrugada, da centenária Irmandade de Carimbó de São Benedito, única expressão do carimbó de santo em atividade no Pará.

A participação dos grupos de carimbó tradicionais no Arraial das Onze Janelas é resultado da parceria entre a SECULT e a Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro, que conta com o apoio do Governo do Estado e das demais instituições de cultura.


Serviço: Arraial de Todos os Santos, de 25 a 29 de junho, no Píer das Onze Janelas, ao lado da Casa das Onze Janelas, a partir das 17 horas. Realização: Secretaria de Estado de Cultura.

PROGRAMAÇÃO


25/06 (quarta-feira)
1. Grupo Folclórico Nuaruaques (Ponta de Pedras) - Horário: 19h2. Carimbó Japiim(Marapanim) - Horário: 20h303. Guitarradas do Pará (Marituba) - Horário: 22h

26/06 (quinta-feira)
1. Balé Folclórico da Amazônia (Belém) - Horário: 19h2. Carimbó Novo Zimba (Maracanã) - Horário: 20h303. Grupo Mandinga (Belém) - Horário: 22h


27/06 (sexta-feira)
1. Boi Mirim: Orube do Satélite (Belém) - Horário: 18h2. Grupo Parafolclórico Sabor Marajoara (Belém) - Horário: 19h3. Carimbó Raízes do Pará (Belém) - Horário: 20h304. Jessé da Sanfona (Belém) - Horário: 22h



28/06 (sábado)
1. Quadrilha Mirim: Matutinhos da Cremação (Belém) - Horário: 17h2. Cordão de Bicho Bacu (Belém) - Horário: 18h3. Grupo Parafolclórico Katumarã (Belém) - Horário: 19h4. Carimbó Canarinho (Colares) - Horário: 20h305. Arraial do Labioso (Belém) - Horário: 22h

29/06 (domingo)
1. Carimbo Uirapuru Mirim (Marapanim) - Horário: 17h2. Cordão de Pássaro Bigodinho (Belém) - Horário: 18h3. Grupo Parafolclórico Vaiangá (Belém) - Horário: 19h4. Carimbó Quentes da Madrugada (Santarém Novo) - Horário: 20h305. Grupo Quaderna - Horário: 22h

Um comentário:

Unknown disse...

oi , somos um grupo folclórico do município de Presidente Figueiredo no estado de Amazonas chamado ritmos do norte e divulgamos o ritimo carimbò,sendo que ao longo de seis anos de existência participamos de vários festivais,entre eles sairé 2007 em Alter do chão-PA.Portanto,buscamos constantemente trocas culturais.
esperamos seu contato.abraços,prof.Iêda Nicácio,coordenadora do grupo folclórico ritmos do norte carimbó