sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

MESTRE BENTO É INTERNADO EM BELÉM E PRECISA DE DOADORES DE SANGUE


A Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro faz aqui novo apelo solidário em prol de nosso querido Mestre Bento, compositor e fundador do grupo de carimbó Raízes da Terra da cidade de Marapanim (PA), uma das referências vivas da tradição do carimbó paraense, que se encontra gravemente doente há vários meses.

O mestre foi internado hoje em Belém, no Hospital Barros Barreto, e precisa urgentemente de doadores de sangue, de qualquer tipo. Os doadores podem procurar qualquer unidade do HEMOPA e fazer sua doação em nome de BENTO DA TRINDADE ALVES.

Mestre Bento luta contra um câncer pulmonar que o impossibilita de fazer o que mais ama em sua vida: compor, cantar e tocar carimbó, essa música e dança que é patrimônio do povo paraense há dois séculos e se encontra em vias de ser reconhecida, finalmente, como parte fundamental do patrimônio imaterial do Brasil.

Esse processo de reconhecimento e valorização efetiva do carimbó e seus verdadeiros protagonistas, iniciado no Festival de Carimbó de Santarém Novo em 2005, deve muito ao trabalho silencioso e dedicado de Mestre Bento e outros mestres e mestras do carimbó de dezenas de comunidades carimbozeiras espalhadas ao longo de nosso litoral, entre elas a lendária Marapanim. Mestre Bento é entusiasta e grande animador da Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro e sempre esteve à frente de seu grupo Raízes da Terra defendendo essa causa.

O mestre é um dos homenageados do Festival do Carimbó de Marapanim, que inicia hoje e segue até domingo em sua cidade natal. Porém, por conta do agravamento de seu estado de saúde e sua consequente internação em Belém, ele não poderá ter a alegria de receber essa homenagem pessoalmente. Era um momento muito esperado por ele, que viu com tristeza e preocupação o evento ser adiado várias vezes de novembro para janeiro. "Ficou tão longe..." dizia o mestre a seus amigos e familiares. 

Mestre Bento também não pôde estar presente na homenagem prestada a ele no 10º Festival de Carimbó de Santarém Novo, realizado em dezembro de 2011 pela Irmandade de Carimbó de São Benedito, organização aliada na luta pelo registro do carimbó como patrimônio imaterial.  

Agradecemos a solidariedade de tod@s que puderem ajudar nosso querido Mestre Bento.

Contatos e informações sobre o estado de saúde do mestre podem ser disponibilizados através do telefone (91) 9918-9368 (Zuleide Alves)

Nenhum comentário: