quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Festival do Carimbó anima Marapanim


Entre os dias 20 e 22 de janeiro de 2012 acontece, pelo sétimo ano, o Festival do Carimbó de Marapanim, que tem como tema ”Vem Dançar Carimbó”. O Festival é uma celebração artistica já consagrada no calendário cultural regional que estimula compositores e toda a classe artística paraense em prol da manutenção e valorização do carimbó.

O festival inclui, entre outras atrações, o concurso de músicas nas vertentes Carimbó Raíz e Carimbó livre, além da mostra coreográfica dos grupos de carimbó de Marapanim, do festival gastronômico, da feira de Turismo e do concurso da mais Bela Sereia do Festival. A festa é promovida em parceria com Associação Marapaniense de Agentes Multiplicadores de Turismo (AMATUR), Prefeitura de Marapanim, Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, Companhia Paraense de Turismo (PARATUR) e Governo do Estado.

Durante o mês de novembro, grupos tradicionais, compositores e intérpretes do Estado se mobilizam em torno do festival. E este ano, como já aconteceu nas versões anteriores, será realizado o festival competitivo de música, o “Prêmio Mestre Lucindo”, homenagem a um dos principais compositores e responsáveis pela difusão do gênero. Esse grande acontecimento é dividido em duas modalidades: o Carimbó de Raiz, com a participação de grupos locais e composições que contemplam a formação instrumental tradicional e a modalidade Carimbó Livre, que se traduz na leitura livre do gênero, a partir da criatividade de compositores vindos de várias partes do Pará.

O Festival do Carimbó de Marapanim objetiva divulgar talentos, fortalecer a cultura paraense e promover o carimbó. Todo o projeto se desenvolverá nos dias 20, 21 e 22 de janeiro de 2012, na Praça da Bandeira (Cidade Carimbó), cidade de Marapanim.

Para saber mais acesse o blog do festival: www.carimbodemarapanim.blogspot.com/

Fonte: http://www.diarioonline.com.br/noticia-184021-festival-do-carimbo-anima-marapanim.html






2 comentários:

Azevedo Dias disse...

Andei pesquisando na Internet, e em praticamente todos os textos que li e que tratam das origens do Carimbó consta a informação que o ritmo deriva do batuque africano. Explique-me como a que escreveu isso pode afirmar com toda certeza que o ritmo é africano. Não haveria a possibilidade de o ritmo ser indígena, já que o tambor é indígena. Ou será que somente o povo africano tem ritmo?

Outra pergunta: Quem é que criou esse mito que os ritmos brasileiros são todos de origem africana? Será que tanto os portugueses quanto os indígenas são seres incapazes?
Se isso for verdade, chegaríamos a conclusão que sem os africanos, o Brasil não possuiria essa variedade rítmica. Será???

Vale lembrar que estamos falando de um ritmo da região próxima a Belém do Pará e não a Salvador na Bahia.

Ana Ferreira Talibah disse...

Amigo Azevedo Dias, não vi aqui neste blog ninguém engessando a origem do ritmo ao batuque africano. Eu sou nativa do Pará e aprendi na escola desde o primário que a origem do ritmo e dança é indígena, e que sim posteriormente a miscigenação africana e lusitana, o ritmo e dança do carimbó ganharam as configurações que conhecemos hoje.

Vale lembrar também, que o indígena não é desmerecido em sua patriarcalidade cultural, se assim posso me expressar, em site ou blog algum.

Em outros sites eu também leio que o carimbó tem sua origem no ameríndio.

http://www.cdpara.pa.gov.br/carimbo.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carimb%C3%B3