terça-feira, 16 de setembro de 2008

Carimbó de São Benedito encanta paulistas e fortalece a campanha pelo registro


Energia e tradição do grupo "Os Quentes da Madrugada" abre espaços para o carimbó em SP

Com uma concorrida oficina realizada na Associação Cachuêra! ontem à noite, o grupo "Os Quentes da Madrugada", da Irmandade de Carimbó de S. Benedito (Santarém Novo/PA), encerrou o ciclo de apresentações e atividades na capital paulista dentro do seu projeto de circulação nacional.

O grupo de carimbozeiros tradicionais conquistou a simpatia do público paulistano com seu carimbó sincopado e energético, cuja sonoridade baseada exclusivamente em percussão e voz surpreendeu pela qualidade e maestria de seus músicos devotos, a maioria pescadores e agricultores da cidade de Santarém Novo, no interior do Pará.

Também chamou a atenção do público o estilo de dança peculiar dessa vertente de carimbó, com os pares dançando em forma de baile com os trajes tradicionais exigidos pela Irmandade nas festas de seu Barracão: paletó e gravata para os homens e saia rodada para as mulheres. O público gostou tanto que nas apresentações seguintes já se viam pessoas vestidas dessa forma, ávidas para também dançar ao som do carimbó.

No sábado, o grupo de apresentou no hall de entrada do SESC Pinheiros, local onde já havia tocado em novembro de 2004 quando participou do projeto Um Sopro de Brasil. Em seguida, cerca de 40 pessoas participaram de uma oficina-vivência realizada no próprio SESC, onde o público conversou com os músicos e dançarinos sobre vários aspectos da tradição do carimbó de São Benedito.

No domingo, o dia começou com uma oficina de confecção de instrumentos novamente no SESC Pinheiros, conduzida pelos mestres Sabá, Dico Boi e Ticó. Foi apresentado um pequeno vídeo sobre as oficinas realizadas em Santarém Novo pelo mestre Sabá, mostrado como está se dando o processo de transmissão desse saber para as novas gerações. Os participantes também aprenderam a fazer as tradicionais maracas ou maracás de cuia e sementes, além de presenciarem a colocação do coro de um dos tambores da Irmandade. Em seguida, o grupo fez nova apresentação no mesmo local com a participação de dezenas de pessoas.

À noite, um momento de grande emoção para o grupo foi a participação no show de encerramento das comemorações de 10 anos do grupo A Barca, antigos aliados da Irmandade desde 1999. A junção do batuque ligeiro e sincopado dos "Quentes" com a sonoridade suave do grupo paulistano fez o público presente no teatro do SESC Pompéia (completamente lotado) sentir arrepios profundos, terminando por levar todos à dança. A noite encerrou com o baile na Associação Cachuêra! onde o clima das festas do Barracão da Irmandade parecia ter se instalado no salão repleto de damas e cavalheiros, todos dançando e girando ao som do baque alucinado das mãos de mestre Dico Boi.

Na segunda, encerrando o ciclo paulistano, uma oficina também no Cachuêra! proporcionou um importante momento de diálogo e troca de informações entre os integrantes dos "Quentes" e várias pessoas, entre elas pesquisadores, artistas, educadores etc.

Em todas as atividades a Campanha "Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro" teve sempre um destaque importante, inclusive com a coleta de assinaturas de apoio ao processo de registro junto ao público presente. Um saldo importante foi a aliança estabelecida com o Cachuêra! para a divulgação da campanha em São Paulo.

Hoje o grupo parte em direção ao Rio de Janeiro, parando antes em Guaratinguetá (SP) para um encontro histórico entre o Carimbó e o Jongo de Tamandaré.

2 comentários:

Adema Raquel da Silveira disse...

Parabéns a todos do grupo de Carimbó "Os Quentes da Madrugada" de São Benedito/ Santarém Novo / PA , conheci pessoalmente o trabalho de todos . o Isaac Loureiro junto com a Solange deram uma aula sobre a História e a dança do Carimbó , além dos ensinamentos dos tocadores do grupo,dançarinos, realmente é p/ se orgulhar dessa galera! Paraense que sou , morando em SP há 10 anos , dancei muito Carimbó com eles e agradeço a eles e a Renata Amaral ( da Barca) por essa troca de conhecimento da cultura popular paraense .Saudades de todos!

Adema Raquel da Silveira(é a Raquel viu grupo) , Gestora e Produtora Cultural ,quem sabe em um futuro próximo, desse lindo Estado chamado Pará

winny disse...

Que o Carimbó caminhe por todos os cantos do Brasil!

Abraços a todos

Winny

http://www.batuquebrasileiro.blogspot.com/