quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Belém recebe VII Festival Brasileiro de Folclore – FEBRAF 2008

De 22 a 31 de agosto, a cidade de Belém será a sede do FEBRAF - Festival Brasileiro de Folclore, evento cultural que reunirá grupos do Pará e convidados de outros estados brasileiros. Este ano o FEBRAF também levanta a bandeira do registro do Carimbó como Patrimônio Imaterial, em parceria com a Campanha CARIMBÓ PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO.

Nesta quarta-feira, 20 de junho, a organização do evento realizou o Coquetel de Lançamento da FEBRAF 2008, na Estação Gasômetro, Parque da Residência. Na ocasião, foram homenageados os “Amigos da Cultura Popular”, o reconhecimento das pessoas que trabalharam em prol da cultura no ano de 2007. Entre elas, o coordenador da Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro, Isaac Loureiro.

Dia 22, Dia do Folclore, haverá a abertura do evento na Praça Waldemar Henrique, a partir das 19h. Já no dia 25, haverá a confraternização dos grupos participantes e a escolha da Rainha do Folclore, na Casa de Shows A Pororoca. Para entrar, basta doar um brinquedo.

Carimbó – A Campanha estará do Festival colhendo assinaturas de apoio ao movimento entre os participantes e o público. Além disso, a barraca da Campanha estará vendendo CDs e camisas da Campanha do Carimbó.

Dentro da programação, o carimbó estará presente com a apresentação do Grupo Uirapuru Mirim, de Marapanim, no dia 29. No dia 30 o grupo de carimbó mirim de Cachoeira do Arari também fará apresentação. Já no dia 31, será a vez do grupo Trinca-Ferro Mirim, de Santarém Novo, que desenvolve um belo trabalho de transmissão da tradição do carimbó de São Benedito para as crianças. As apresentações acontecem sempre na Praça Waldemar Henrique, em Belém, a partir da 19 horas, sendo todas abertas ao público.

A realização é da Associação de Floclore de Belém (AFBE), com a apoio do Ministério do Turismo, SECULT, Fundação Curro Velho, Fumbel e outras instituições.

Nenhum comentário: