Oficina de Capacitação sobre Salvaguarda (foto Isaac Loureiro) |
Ministrada pelo técnico e antropólogo Cyro Lins, a oficina foi uma solicitação da coordenação da Campanha do Carimbó ao Iphan, a partir da necessidade apontada pelas comunidades carimbozeiras de terem mais informações a respeito do processo de salvaguarda de um bem cultural imaterial registrado, como é o caso agora do carimbó. A iniciativa é a primeira ação concreta voltada para a salvaguarda desse patrimônio, buscando capacitar os próprios detentores do bem cultural para que possam ter um papel protagonista nessa nova etapa que se inicia.
A oficina também atendeu à necessidade do movimento carimbozeiro de preparar multiplicadores das comunidades que irão atuar como facilitadores nos Encontros Municipais da Campanha do Carimbó que acontecerão entre março e maio deste ano, onde o tema da salvaguarda será discutido com o objetivo de levantar propostas que orientem a formulação do Plano de Salvaguarda do Carimbó.
Esses encontros nos municípios são preparatórios ao I Congresso Estadual do Carimbó, que o movimento pretende realizar na 1ª quinzena de maio em Belém, e que será a principal instância de deliberação da Campanha do Carimbó.
Na oficina também foi abordada a metodologia de facilitação desses encontros municipais, além da discussão da agenda de atividades do movimento carimbozeiro.
Participaram da oficina lideranças e mestres vindos de Salinas, Pirabas, Santarém Novo, Marapanim, Curuçá, Soure, Salvaterra, Capanema, Ananindeua e Belém, que agora tem a missão de multiplicar essas informações em suas comunidades e grupos.
Agradecemos a participação de nossas lideranças dos municípios e à toda a equipe do Iphan Pará pela parceria na viabilização desta atividade. Em breve teremos novas oficinas sobre o tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário