sexta-feira, 18 de maio de 2012

A Barca das Letras nas águas do Carimbó


Parceria entre a Campanha do Carimbó, Espaço Tio Milico e o Movimento NossaCasa estimula a leitura e a solidariedade na Vila de Fortalezinha, Ilha de Maiandeua .


Nos dias 26 e 27 de maio, a Barca das Letras vai navegar nas águas do Carimbó praiano e atracar na Vila de Fortalezinha, na mítica Ilha de Maiandeua, localizada no município de Maracanã, no litoral paraense. Sendo uma das comunidades que integram a APA Algodoal-Maiandeua, Fortalezinha é um lugar mágico onde as pessoas simples ainda mantém vivas tradições ancestrais e um modo de vida ancorado na partilha e no respeito à natureza e suas forças.
Mestre Pedro e Mestre Roque na barca para Fortalezinha (2008)

A convite da Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro, os artivistas do Movimento NossaCasa de Cultura e Cidadania se preparam para levar livros e solidariedade às crianças, jovens e adultos do Espaço Cidadão Tio Milico, organização cultural comunitária que desenvolve um belíssimo trabalho de afirmação cultural e cidadania através da tradição do carimbó pau e corda, uma manifestação que resiste ao tempo nessa pequena vila de pescadores.

A ação com a Barca das Letras na comunidade envolve uma campanha de arrecadação solidária de livros, gibis, revistas e materiais didáticos para serem doados à “piquenada” de Fortalezinha e à “Cascoteca” do Espaço Tio Milico, uma inusitada e criativa biblioteca comunitária com um formato de casco (ou canoa) que está sendo montada carinhosamente pelo coordenador do Espaço, Manoel Preto.

Grupo Tio Milico com Mestres Pedro e Montano
Além disso, serão realizadas atividades lúdicas e de educação ambiental com a molecada e a comunidade em geral, culminando com uma grande festa de carimbó ao som dos tambores do grupo “Tio Milico”, formado pelas crianças e jovens da Vila com a participação de mestres tradicionais como Pedro Papo-Fundo, da cidade de Maracanã. O grupo é resultado dos projetos desenvolvidos pelo Espaço Tio Milico que buscam valorizar e garantir a continuidade do tradicional sotaque praiano do carimbó típico da Ilha de Maiandeua, promovendo ações de transmissão dos saberes dos mestres aos jovens carimbozeiros da Vila.


O Movimento NossaCasa de Cultura e Cidadania, criado em 2008 pelo arte-educador amapaense Jonas Banhos, busca contribuir para a formação do novo cidadão vivente às margens dos rios, lagos e igarapés da Amazônia, garantindo assim o acesso ao livro, à leitura e à literatura a moradores de comunidades tradicionais/originárias. Nestes quatro anos de caminhada, já foram distribuídos gratuitamente por meio da Biblioteca Itinerante Barca das Letras mais de 30(trinta) mil livros e realizadas diversas ações culturais em dezenas de comunidades dos Estados amazônicos do Amapá, Pará e Roraima.

A Barca das Letras é uma ação que promove a solidariedade, a cidadania e o estímulo à leitura junto a essas comunidades, em especial suas crianças, adolescentes e jovens. Os livros sempre são arrecadados em campanhas permanentes mobilizadas pelas redes sociais, em eventos culturais promovidos por parceiros do Movimento NossaCasa e em intervenções urbanas realizadas uma vez por mês em Brasília e agora também em Belém, onde um coletivo do movimento se organizou recentemente. Toda a ação é feita por voluntários amantes da leitura(arte-educadores, escritores, músicos, ativistas culturais) que juntos e misturados formam a Trupe Cultura Viva e utilizam de suas artes diversas para aproximar o livro do cotidiano das crianças, de 0 a 108 anos, que vêm brincar na Barca.
Leitoras mirins em Santarém Novo (2011)

As “mochiladas culturais”, como os artivistas chamam cada viagem da Barca até as comunidades, envolvem também diversos parceiros locais e da região, fortalecendo e potencializando as organizações da própria comunidade e as iniciativas culturais que já desenvolvem.

A parceria com a Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro foi iniciada em dezembro de 2011, com a participação de Jonas nas atividades do 10º FEST RIMBÓ - Festival de Carimbó de Santarém Novo, evento realizado pela centenária Irmandade de Carimbó de São Benedito.
Barca das Letras no Fest Rimbó em Santarém Novo (2011)

Ação de arrecadação de doações acontece neste domingo em Belém e Brasília

Mobilizando a solidariedade de quem mora em Belém e região metropolitana, artivistas da Barca das Letras, da Campanha do Carimbó, da Associação de Quadrinhistas Ponto de Fuga, Roda de Tambores e outros parceiros promovem uma intervenção cultural na Praça da República, neste domingo (20 de maio), voltada para arrecadar doações a serem levadas até Fortalezinha no final de semana seguinte.

As atividades acontecerão a partir das 09 da manhã, ao lado do Teatro Waldemar Henrique, com a realização de varal de fotos/poesia/quadrinhos, contação de estórias, oficinas lúdicas, batuques e muita alegria. Vá lá e leve as crianças...

Já em Brasília, a ação ocorrerá, como de costume, no Eixão do Lazer (107/108 Norte). Por lá também haverá Varal de Poesia, Exposição de Artesanato das comunidades ribeirinhas já visitadas pela Barca das Letras, Art&reciclagem e roda de conversa sobre Trabalho Escravo na Amazônia, com o escritor e jornalista amazônida Pedro César Batista. A partir das 8h30 até 12h30.
Informações e Contatos:

- Claúdio Cardoso [Movimento NossaCasa em Belém] (91) 88822908 / cromosm@hotmail.com  
- Jonas Banhos [Movimento NossaCasa AP/DF] (61) 8167 1254 / jonasbanhosap@gmail.com  
- Manoel Preto [Espaço Cidadão Tio Milico/Fortalezinha] (91) 9964-8437 / pretotiomilico@hotmail.com  
- Isaac Loureiro [Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro] (91) 8722-9502 / 8263-9738 / carimboparimonioculturalBR@gmail.com

Nenhum comentário: