quinta-feira, 16 de junho de 2011

Em busca dos sons do Carimbó: matéria do Diário do Pará


Aliado da Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro, que conheceu através da Irmandade de Carimbó de São Benedito (Santarém Novo/PA), Alfredo Bello (Selo Mundo Melhor/SP) retorna ao Pará e dá continuidade ao projeto de registro sonoro e audiovisual dos grupos e mestres tradicionais do gênero, iniciado em 2008 e que realiza agora mais uma etapa.

Desta vez as gravações acontecerão no município de Salinópolis, cidade litorânea e turística na região do Salgado, lugar de uma belíssima tradição de carimbó praiano que vem sendo revigorada por conta do processo de registro do ritmo como patrimônio imaterial do Brasil.

O roteiro previsto para as gravações é o seguinte:

Dia 16/junho (quinta-feira): Gravações na cidade de Salinópolis, registrando os grupos de carimbó Revelação do Zimba, O Popular, Ritmo Salinense e Originais do Sal.

Dia 17/junho (sexta-feira): Gravações na Vila de Coremas, com registro do Cordão de Pássaro Sabiá e do grupo de carimbó Raízes Coremar.

Dia 18/junho (sábado): Gravações na Vila de São Bento, com o grupo de carimbó Ritmo Regional, sucessor do antigo Os Zíngaros.

Em breve postaremos aqui o relato completo das gravações e atividades.

Por enquanto LEIA AQUI a matéria publicada pelo Jornal Diário do Pará sobre essa iniciativa.

Nenhum comentário: