segunda-feira, 6 de outubro de 2008

"Nazaré de Todos Nós" mostra a diversidade do carimbó paraense


Programação musical da SECULT em homenagem ao Círio traz vários sotaques de carimbó a Belém nos dias 7, 8 e 9 de outubro

Belém já vive o clima do Círio de Nazaré, a maior manifestação religiosa do país e uma das maiores do mundo. Mas o Círio também é um momento de celebração cultural e o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) promove três dias de muita música no píer da Casa das Onze janelas, dentro da programação "Nazaré de Todos Nós", que pretende apresentar a beleza e a diversidade da música paraense e brasileira a todos os que visitam Belém nesta época.

Nos dias 07, 08 e 09 de outubro, a partir das 18h00, vários grupos de carimbó e cantores paraenses, além de atrações nacionais, se revezarão entre a Tenda Carimbó e o Palco no Píer das Onze Janelas com shows abertos ao público. Entre eles, estão o grupo de rock Autoramas (do Rio de Janeiro) e o cantor Chico Cezar, que contará com a participação do Trio Manari, uma das principais referências da música paraense contemporânea.

Na Tenda Carimbó, a diversidade e tradição do autêntico carimbó paraoara irá se apresentar com três grupos de diferentes regiões do Estado, com sotaques e identidades singulares, celebarndo o ritmo e expressão cultural que está em plena campanha para ser reconhecido como patrimônio cultural brasileiro.

No dia 07 (terça-feira), da Vila de Icoaraci vem o grupo Os Africanos, liderado por Mestre Coutinho desde 1952 e que é o mais antigo conjunto de carimbó em atividade na cidade de Belém.

No dia 08 (quarta-feira) é a vez do tradicional carimbó de Marapanim, no salgado paraense, representado pelo grupo Raízes da Terra, conduzido por Mestre Bento há 15 anos e uma das expressãos do carimbó praiano, continuadores da sonoridade forjada por mestres como Lucindo e Cantídio.

No dia 09 (quinta-feira) a noite é do carimbó de Santarém Novo, com o grupo Os Quentes da Madrugada, da centenária Irmandade de São Benedito, com seu ritmo sincopado e sua sonoridade única de percussão e voz que se mantém há várias gerações.

Além dos grupos de carimbó teremos o Coletivo Rádio Cipó com participações especiais de D. Onete e Mestre Laurentino, Walter Freitas, Mário Moraes e Rafael Lima, Almino Henrique, Gláfira, Alba Maria, Maria Lídia, Arraial do Pavulagem, Eduardo Dias, Pinduca e Trio Manarí. O acesso aos shows são totalmente gratuitos.

O projeto "Nazaré de Todos Nós" envolve ainda têm programação extensa, feita pelos órgãos culturais do Estado, reunindo música, exposições, a comemoração do aniversário de 23 anos da Rádio Cultura e o lançamento do edital dos Pontos de Cultura para o Estado do Pará, que também será feito no Píer da Casa das Onze Janelas, no dia 09, às 21 horas.

Confira abaixo a programação musical:

07 OUT
TENDA CARIMBÓ - 18 h
Os Africanos de Icoaraci

PALCO PRINCIPAL - 19h30
Walter Freitas/Mário Moraes e Rafael Lima
Coletivo Rádio Cipó / D. Onete e Mestre Laurentino
Autoramas – RJ

08 OUT
TENDA CARIMBÓ - 18 h
Raízes da Terra

PALCO PRINCIPAL - 19h30
Almino Henrique
Gláfira / Alba Maria e Maria Lídia
Arraial do Pavulagem

09 OUT
TENDA CARIMBÓ - 18 h
Os Quentes da Madrugada/
Irmandade de São Benedito

PALCO PRINCIPAL - 19h30
Eduardo Dias
Pinduca 21h – Lançamento do Edital dos Pontos de Cultura
21h30 -Chico César e Trio Manari

(Fonte: SECULT)

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns a todos/as pela grande iniciativa (Isacc). Conte comigo para contribuir com esa importante e maravilhosa CAMPANHA. Nasci em 1962 num dos berços do Carimbo que Marapanim e por isso vou contribuir para a vitoria deste movimento socio cultural amazonico.abs
Oeiras (82088730

Unknown disse...

tenho carimbo letra e melodia
ribeirinhos no carimbo,olha o boto morena, da mé pro piru.
att Augusto Cezar 3075-1071/29/88479244.
auconcy@gmail.com