terça-feira, 2 de setembro de 2008

Revelando os Brasis mostra a tradição do carimbó de Santarém Novo



"O Grande Balé de Damiana" revela o universo da Iramandade de Carimbó de São Benedito

O Circuito de Exibição, mostra itinerante de vídeos do Revelando os Brasis, chega hoje à cidade de Santarém Novo, no Pará, promovendo sessão de cinema no Ginásio Municipal Rogeirão, a partir das 19h30. O destaque da noite é o vídeo 'O Grande Balé de Damiana', de João Loureiro Jr., realizado em Santarém Novo. No Pará, o Circuito também passará por São Sebastião da Boa Vista, no dia 05/9, e Belém, no dia 03/9. A entrada é franca.

A sessão contará com uma tela de cinema medindo cinco metros de altura por oito metros de largura. Duzentas cadeiras serão disponibilizadas para acomodar a platéia. A população poderá assistir a cinco vídeos da segunda edição do Revelando os Brasis, realizado pelo Instituto Marlin Azul e pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, com patrocínio da Petrobrás e parceria do Canal Futura.

O projeto viabiliza a produção de vídeos a partir de histórias escritas por moradores de municípios com até 20 mil habitantes. Os vídeos são apresentados nas cidades e no Canal Futura, e, a partir de 2008, também serão lançados em DVD.

Para realizar 'O Grande Balé de Damiana', João Loureiro Jr. buscou nas tradições da Irmandade de São Benedito a inspiração para criar a história de uma moça que quebra uma tradição secular do carimbó. Encantada pela magia da dança, a personagem que dá título ao vídeo resolve participar da Festa de São Benedito, ignorando a antiga regra que proibia a presença de jovens na dança.

Além do vídeo de João Loureiro, serão apresentadas outras produções do Revelando os Brasis: 'Cajueiro Cor Marrom-Escura', de Meire Nascimento, de Cajueiro da Praia (PI); 'Remando Contra a Maré do Atraso', de Leonício Aires da Silva, de Passagem Franca (MA); 'Perseverança', de Mauro Bandeira, de São Sebastião da Boa Vista (PA); e 'O Arroto do Boitatá', de Sandra Rocha, de Ferreira Gomes (AP).

O Circuito em Belém – A Praça Dalcídio Jurandir, no Bairro da Cremação, foi o local escolhido para a exibição dos vídeos do Circuito do Revelando os Brasis em Belém. A programação terá início às 19:30 h e será totalmente gratuita. Até o dia 11 de setembro, o Circuito de Exibição passará também pela Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Santa Catarina, Maranhão, Piauí, Amapá, Acre, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Sergipe e Alagoas. Três caminhões levarão telas, cadeiras e projetores para promover sessões em ruas e praças. Ao todo, o Circuito irá a 61 cidades.

Publicado no Jornal O Liberal do dia 02/09/2008

Um comentário:

Anônimo disse...

Assisti Os Quentes da Madrugada ontem e hoje no Sesc Pinheiros,foi o meu primeiro contato com o carimbó e também foi paixão a priemria vista!!!
Voces sebem se Os Quentes da Madrugada tem DVD?
Rosana