quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Inscrições abertas para o Projeto Pixinguinha 2008

Seleção irá premiar artistas da música popular
em todos os estados brasileiros


O PROJETO PIXINGUINHA 2008 - PRÊMIO PRODUÇÃO está com inscrições abertas para compositores, intérpretes, instrumentistas e grupos que atuem em todos os gêneros da música popular brasileira. O projeto da Fundação Nacional de Artes irá contemplar dois músicos ou grupos de cada estado brasileiro com um prêmio de R$ 90 mil, para produzir seus próprios espetáculos e gravar um CD.

Os interessados devem enviar à Funarte, por correio, o projeto acompanhado de currículo e ficha de inscrição até 3 de outubro de 2008. Na proposta deve constar um CD com no mínimo três gravações inéditas do artista ou grupo. As inscrições aptas a concorrer serão julgadas por cinco comissões - uma em cada região brasileira - formadas por três membros de notório saber em música popular. Os principais critérios de avaliação são a qualidade, a originalidade e a contribuição para o desenvolvimento artístico e estético da música popular no país.

Os selecionados terão seis meses para produzir um CD e apresentar espetáculos em pelo menos três municípios de seu estado. A Funarte vai promover oficinas de capacitação para os participantes, ministradas por especialistas nas diversas etapas de desenvolvimento dos projetos, de forma a contribuir para a profissionalização do setor.

O edital, a ficha de inscrição e o modelo de contrato estão disponíveis no site da Funarte, no endereço: http://www.funarte.gov.br/novafunarte/funarte/noticia.csp?NoticiaId=734

O PROJETO - Muitos artistas que hoje integram o primeiro time da música brasileira, como Djavan, Zé Ramalho e Adriana Calcanhoto, começaram a ganhar projeção nacional a partir de suas participações no Projeto Pixinguinha, desde que o programa foi criado, em 1977. Interrompido em 1998, o Pixinguinha foi retomado em 2004, com patrocínio da Petrobras, reunindo até o ano passado um público aproximado de 250 mil pessoas.

PIXINGUINHA - Para muitos críticos, Pixinguinha é um nome-chave da música brasileira. À frente do grupo Os Oito Batutas, foi o protagonista do cenário musical brasileiro no início do século 20, período em que o samba se tornou um dos símbolos da identidade nacional. Alfredo da Rocha Vianna Filho foi também um dos primeiros artistas a levar o samba e o choro às platéias européias.

Texto: Funarte (adaptado).

Um comentário:

Anônimo disse...

Este ´novo formato´ do Projeto Pixinguinha descaracteriza completamente o Projeto Pixinguinha original, belo, eficiente e saudoso. Oxalá haja consciência no poder público e nos patrocinadores, para retomarem os rumos e nos devolverem, DE VERDADE, o PROJETO PIXINGUINHA.