quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Festival de Carimbó em Algodoal celebra a tradição cultural da Ilha de Maiandeua


Nos próximos dias 05 e 06 de setembro de 2008 a Vila de Algodoal, na Ilha de Maiandeua, será o ponto de encontro dos carimbozeiros da região do salgado paraense. É lá que acontece o IV CARIMBÓ-FEST, evento que reúne grupos de carimbó locais e de municípios vizinhos como Marapanim, em uma grande festa de celebração e afirmação do ritmo tradicional cultivado pelos pesacadores da região há várias gerações.

O festival terá também como atrações o grupo Arraial do Pavulagem, Banda Warylou, além da representação teatral da Lenda da Princesa,tendo com Mestre de cerimônia a atriz Natal Silva.

Campanha do Carimbó na Ilha - Os carimbozeiros nativos também aproveitaram a ocasião e realizaram o 1º Encontro de articulação da Campanha "Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro" da Ilha de Maiandeua, reunindo mestres e grupos das comunidades de Algodoal e Fortalezinha nesta quinta-feira, 4 de setembro, na Sede dos Pescadores. Com a presença do coordenador da campanha Isaac Loureiro e do IPHAN, foram feitos os esclarecimentos à comunidade sobre o processo de registro do carimbó, mostrando a importância da participação da comunidade nesse processo. Como resultado dos debates, foi criada a Comissão Organizadora da Campanha na Ilha, com representantes de todos os grupos e entidades presentes: Espaço Cultural Tio Milico, Grupo Regional, Grupo Nativos do Canal, ACDESPIM e ACEPAVA.

O IV Carimbó Fest é uma realização da ACDESPIM - Associação Comunitária de Desenvolvimento e Preservação da Ilha de Maiandeua, com a parceria da Campanha de Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro e o apoio da Fundação Cultural Tancredo Neves, da Fundação Curro Velho, Funtelpa e outras instituições.

2 comentários:

Unknown disse...

"...Bem de longe
Ouvi um batuque
Parecia um Carimbó
Eu fui de banda,
De banda, de banda
Eu fui de lado
De lado, de lado
Eu fiquei só
Dançando no embalo
Do Carimbó..."
Mesmo quem não chegou à Ilha de Algodoal pode ouvir o soar dos curimbós!
Foi maravilhoso o evento, fortalecendo ainda mais as raízes da nossa cultura paraense...
Ano que vem tem mais!
Natalia Avelar
Produtora Cultural
Auxílio na Coordenação do Carimbó Fest

Anônimo disse...

Até quando vamos ter que colocar os africanos, em primeiro lugar, em tudo que é relativo a danças no Brasil? Será que só eles são capazes? Será que se eles não estivessem sido trazidos para cá,o Brasil seria um túmulo musical. Se a dança carimbó tem nome indígena, se o principal instrumento, o tambor curimbó,tem nome indígena, se é uma das únicas danças brasileiras que ainda preservam o maracá.Por que então não admitirmos, pela primeira vez,que essa música é de origem indígena e não africana? Ou será que os índios e seus descendentes miscigenados não possuiriam capacidade musical e artística para originar este rítmo? Está na hora do Brasil admitir que nem tudo que é relativo a cultura musical é cultura negra. Nós os outros brasileiros também somos capazes. Reflitam sobre isso!