quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Quentes da Madrugada leva carimbó pau & corda ao Rio de Janeiro


Show, baile e oficina na capital carioca encerram circulação do Carimbó de São Benedito pelo sudeste do país

No Rio desde o dia 17 de setembro (depois da animada temporada em SP), o grupo de carimbozeiros “Os Quentes da Madrugada” realizou várias apresentações e bailes de carimbó em diversos espaços culturais da cidade maravilhosa. Entre eles, a Casa Brasil Mestiço e o Centro Cultural Recordatório – ambos na Lapa –, além dos shows no SESC Madureira e na animadíssima Feira de São Cristovão, o mais importante centro de cultura nordestina da cidade.

A Casa Brasil Mestiço, uma das principais espaços de música popular brasileira no Rio de Janeiro, recebeu Os Quentes na noite do dia 17 para um grande baile de carimbó que foi conduzido com energia e maestria pelas vozes potentes de Candinho e Ticó, acompanhadas do batuque vigoroso dos tambores de mestre Dico Boi, Sota e Manelão e pela cozinha firmada por Zé Pitanga, Léo, Moquinha, Preto, Evandro e Sabá. Os movimentos da dança foram testados e aprovados pelos cariocas, com uma ajudinha dos dançarinos que acompanham o grupo, levando a festa até a madrugada.


O dia seguinte marcou o encontro dos Quentes da Madrugada com a comunidade maranhense do Rio de Janeiro, através do Centro Cultural Recordatório, referencial importante da cultura popular do Maranhão na capital carioca. Nesse espaço foi realizada mais uma oficina de confecção de instrumentos, ministrada pelos mestres Sabá, Dico Boi e Ticó, que mostraram as técnicas tradicionais para a construção dos tambores, maracas e réque-réque, usados pelo grupo para tocar carimbó. À noite foi a vez do baile de carimbó revelar que a proximidade entre a cultura paraense e a maranhense é maior que se imagina, sendo a festa, a música e a dança elementos centrais na cultura popular de ambos os estados. A presença de vários filhos de Santarém Novo que hoje moram no Rio também aumentou o clima de confraternização do local.

Na tarde do dia 19, Os Quentes e seu carimbó foram recebidos no SESC de Madureira, comunidade das escolas de samba Portela e Império Serrano. Já no sábado (20) à noite, a tradicional Feira de São Cristovão (maior reduto da cultura nordestina no Rio de Janeiro) foi o local escolhido para encerrar a circulação nacional dos Quentes da Madrugada. Apresentando-se na Praça Patativa do Assaré, espaço central da imensa feira, o grupo mostrou ao que veio e conquistou a simpatia do público carioca e nordestino presente no local, concluindo com sucesso a missão de mostrar a tradição do carimbó de Santarém Novo e do Pará ao restante do país.


CAMPANHA

Também na luta para ser reconhecida como patrimônio imaterial brasileiro, a Feira de São Cristovão foi um local de grande visibilidade para a Campanha "Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro", proporcionando um importante diálogo entre as tradições culturais do Norte e Nordeste do Brasil, o que favoreceu a articulação de valiosas alianças entre o carimbó e as demais expressões culturais nordestinas. Muitas assinaturas de apoio ao registro foram coletadas nesta e nas demais atividades realizadas no Rio, reafirmando a importância do carimbó para a cultura brasileira.

Agradecimentos especiais: Petrobrás, SECULT/PA, Fundação Curro Velho (PA), COIMP (PA), Renata Amaral, André Magalhães, A Barca e sua equipe (SP), SESC Pinheiros e Pompéia (SP), Associação Cachuêra! (SP), André e D. Lúcia (Jongo de Guaratingutá), Rômulo e Ramóm (Mariocas/RJ), Recordatório e Brasil Mestiço (RJ), SESC Madureira (RJ), Janaína Reis e Estela (RJ), Marabá (Feira de S. Cristovão/RJ), Bessa e Adélia (Bessatur/PA).

Nenhum comentário: