sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Cachoeira do Arari valoriza tradição no seu I Festival de Carimbó de Raiz

O município de Cachoeira do Arari, na Ilha do Marajó, realizou seu I Festival de Carimbó de Raiz no último fim de semana de julho. O Festival, promovido pelo Museu do Marajó com a parceria da Prefeitura Municipal de Cachoeira do Arari, premiou diversos grupos de carimbó de raiz.

Os três primeiros colocados receberam troféus e uma contribuição em dinheiro. O Grupo Sancari, de Belém, levou o 1º lugar com o troféu “João Viana”. Japiim, de Marapanim, ficou em 2º com o troféu “Dalcídio Jurandir”. Já o terceiro troféu, “Giovanni Gallo”, ficou com o grupo de Cachoeira do Arari, Águia de Ouro, que também foi escolhido como o melhor grupo popular.

Além disso, houve as escolhas do melhor arranjo (grupo Canarinho, de Curuçá) e de melhor intérprete (Mestre Cazuza do grupo Unidos do Paraíso, de Santa Bárbara, empatado com Jason Leão, do grupo Sancari). Todos os grupos participantes tocam, cantam e dançam o chamado carimbó de raiz, a forma mais tradicional da manifestação cultural, que menos sofreu influências de outros ritmos e tendências.

Representantes da Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro estiveram no Festival divulgando e colhendo assinaturas de apoio à Campanha (Foto: Lucivaldo Sena / Ag. Pará). O objetivo é levar o movimento ao conhecimento da população para que também atuem para o reconhecimento da importância do ritmo no processo de formação cultural do país.

Nenhum comentário: