quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Abertas as inscrições para o Prêmio Culturas Populares “Mestre Humberto de Maracanã”

Estão abertas até o dia 30 de agosto as inscrições para o Prêmio Culturas Populares 2008, do Ministério da Cultura. O edital da premiação irá contemplar 90 mestres, 40 iniciativas de Grupos Formais e 60 iniciativas de Grupos Informais de Cultura Popular. Cada um será premiado com R$ 10 mil, totalizando um investimento de cerca de R$ 2 milhões em projetos culturais.

Este ano o Prêmio Culturas Populares homenageia o Mestre Humberto de Maracanã (Humberto Barbosa Mendes), cantor e compositor do bumba-meu-boi maranhense que completa 35 anos em 2008, balançando o seu “Maracá de Prata” à frente do Boi de Maracanã.


Em Belém, a Representação Regional Norte do Ministério da Cultura e a SECULT convidam para a Oficina de Capacitação do Prêmio Culturas Populares 2008, na próxima sexta-feira, 22 de agosto. O objetivo da oficina, destinada aos interessados em participar do edital, é estimular o envio de propostas pelos grupos e mestres paraenses. Ela acontecerá das 15h às 18h, na Estação Gasômetro, Parque da Residência.

Segundo o Ministério da Cultura, o objetivo desta premiação é fortalecer e divulgar as manifestações, bem como valorizar os produtores e, principalmente, identificar as várias manifestações culturais presentes em todo o Brasil. O edital está disponível no site do Ministério da Cultura - www.cultura.gov.br - em "Editais e Premiações".

Nenhum comentário: