terça-feira, 5 de agosto de 2008

Reunião de articulação do mês de agosto

A Campanha Carimbó Patrimônio Cultural do Brasil realizará no próximo sábado, 9 de agosto, sua reunião mensal de articulação. Na pauta do encontro, propostas das comissões de trabalho da Campanha, balanço das atividades realizadas no mês de julho e planejamento para o mês de agosto.

Músicos, pesquisadores, estudantes, representantes do Poder Público e de organizações sociais, todos que já atuam na Campanha e qualquer pessoa que deseja conhecer e contribuir para nosso movimento estão convidados.

Local: Domingos Marreiros, 728 (entre Generalíssimo Deodoro e 14 de Março).
Horário: De 8h às 13h.

Um comentário:

Unknown disse...

I Encontro de Articulação da Campanha
“Carimbó, Patrimônio Cultural Brasileiro”
ICOARACI – ILHAS DE CARATATEUA e COTIJUBA
Dia 30 de AGOSTO / 2008
ICOARACI - PARÁ
Release
Icoaraci recebe grupos e mestres e simpatizantes de Carimbó que lutam pelo reconhecimento dessa tradição como patrimônio imaterial do Brasil

O Carimbó é a música tradicional paraense por excelência, um dos belos frutos do encontro criativo, lúdico e simbólico dos povos indígenas de nosso litoral com os negros trazidos da África para a Amazônia em plena época colonial. Sua ancestralidade indígena e africana, combinada com a influência dos colonizadores ibéricos, é sinal vigoroso da diversidade cultural formadora das populações amazônicas e mostra inegável da sua capacidade de resistência ao longo da história. Com o som retirado dos tambores escavados no tronco de árvores da região (os famosos ‘curimbós’ / curi-m’bó), esse ritmo traduz o lamento e a alegria do povo que habita este pedaço do Brasil, cantando em poesia simples e bela a realidade da natureza que toca o coração do caboclo e lhe inspira letras, melodias, danças e rituais que atravessam gerações.
A antiga vila Pinheiro, atual distrito de Icoaraci / belém / pará, não diferente a essa realidade vem se destacando desde os anos 50 do século passado, nessa empreitada de difundir e recriar essa forma de manifestação cultural chamada CARIMBÓ. Iniciada na “casa esperança” (atual forró do sal Rod. Augusto Montenegro no KM 23) taberna de propriedade do senhor ANTÔNIO MARACANÃ (negro do município de Maracanã), devoto de Nossa Senhora da Conceição, festejava no mês de dezembro, com hasteamento de mastro votivo e reza de ladainha em latim entoada pelo mestre ZITO NUNES e que junto com outros conterrâneos como : seu AUGUSTINHO, o guarda, seu AFONSO OURIVES, os irmãos BIJOCA E LOLÓ...tocavam carimbó para finalizar o festejo da santa. quem participavam da dança eram as duas irmãs chamadas de CIANA E QUITÉRIA ALMEIDA, negras de marapanim descendentes de escravos as quais abrilhantavam a festa • Cantavam, dançavam e tocavam carimbó na “Casa Esperança” . sendo esta última falecida aos 110 anos de idade mãe de um mestre banjista DE CARIMBÓ chamado PEDRO GASOLINA.
Esse forma de festejo, nos anos 60 migrou para uma outra festividade, a de Santa Maria na Rua 8 de maio esquina com a Tv. Berredos, organizada por dona Raimunda Nunes Coutinho conhecida como “Nhazinha”, irmã do seu Zito Nunes , o qual era o rezador da ladainha.
No final do anos 60 surge a figura ilustre e ainda desconhecida de AUGUSTO GOMES RODRIGUES, o mestre VEREQUETE, já morador de icoaraci, vai na festividade de santamaría e fica abismado com o que viu. O carimbó de Icoaraci. Logo e seguida convida essa rapaziada para irem tocar no seu estabelecimento (rua 2 dezembro em Icoaraci) onde vendia peixe frito e churrasquinho, o qual foi inaugurado, segundo dona GEORGINA CRUZ (ESPOSA DE SEU ZITO NUNES) pelo radialista ELÓI SANTOS em 1966.
Dessa forma nasce o conjunto Uiraupuru, o qual grava seu primeiro LP em 1971 na rádio marajoara merecendo destaque MESTRE PEDRO COUTINHO E MANOEL LUIS SARAIVA que criaram os primeiros “hits” de carimbó” nas rádios: “O POMBO COM GAVIÃO e FARINHA DE TAPIOCA” , (memórias vivas que necessecitam de reconhecimento e documentação de seu patrimônio Imaterial cultural) impulcionados pelos radialistas Paulo Ronaldo, Haroldo Cariciolo,José Travassos, Elói Santos, Amaury Silveira,Carlos Santos...assim como Milton Yamada, Logo em seguida surgem grupos de carimbó em icoaraci tais como: OS IRMÃOS CORAGEM do seu DODÓ e família que gravaram um disco de vinil nos anos 80, OS MARAJOARAS de RIZALVA CAMPOS, compositora, cantadora de carimbó e folclorista e família, atualmente liderado pelo MESTRE FAVACHO, OS BRASAS VIVAS do SARGENTO ENÉAS PIMENTEL falecido recentemente, compositor de mais de 1000 músicas.
Nos anos 80 aparece a figura da mestra compositora