segunda-feira, 5 de maio de 2008

Gilberto Gil se encontra com mestres de Carimbó em Belém


Campanha organizada por carimbozeiros paraenses pede ao ministro o registro do carimbó como patrimônio cultural brasileiro




O Ministro da Cultura Gilberto Gil estará em Belém nesta terça-feira, dia 06 de maio, participando da cerimônia de lançamento do edital dos Pontos de Cultura no Pará e do Programa Mais Cultura, em parceria com a SECULT – Secretaria de Estado da Cultura e o Governo do Estado.


Dezenas de grupos e entidades integrantes da Campanha “Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro” estarão nas ruas do centro histórico de Belém, participando do grande cortejo cultural que irá recepcionar o ministro. Vindos de diversas cidades do interior, como Santarém Novo, Maracanã, Marapanim, Curuçá e Quatipurú, bem como da região metropolitana de Belém, os “carimbozeiros” paraenses irão aproveitar a ocasião para pedir o apoio de Gil e seu ministério no processo de registro do carimbó como patrimônio imaterial da cultura brasileira, uma ação já iniciada junto ao IPHAN pela Irmandade de Carimbó de São Benedito (Santarém Novo) e pelas associações culturais Japiim, Raízes da Terra e Uirapuru (Marapanim).


Na Feira do Açaí, será formada uma grande Roda de Carimbó para o início do cortejo, previsto para iniciar às 16 horas. Seguindo pela área da Pça. Frei Caetano Brandão, o cortejo irá até o Forte do Castelo, histórica fortaleza construída pelos colonizadores portugueses no século 16 para dominar a região. Na entrada do Forte o Ministro será recebido por mestres das culturas populares paraenses (carimbó, boi, folias, quilombolas, indígenas etc.), significando a retomada da fortaleza pelas culturas populares herdeiras da Cabanagem e da resistência indígena, negra e popular na Amazônia. Nesse momento planeja-se dar uma "salva de tambores" ao Ministro, no lugar da "salva de tiros" costumeiramente usada para saudar as autoridades oficiais na época colonial.


Ao entrar no Forte, Gil assistirá a apresentação do grupo de carimbó “Trinca-Ferro Mirim”, da cidade de Santarém Novo, formado só por crianças da comunidade sob a orientação do Mestre Bernardo e D. Ana, mestres locais.


Após a cerimônia oficial, Gilberto Gil receberá das mãos da coordenação da campanha um documento com o pedido de registro do carimbó como Patrimônio Cultural Brasileiro, junto com um paneiro recheado de CDs de carimbó, artesanato paraense, bombons de cupu-açú e uma mostra da tradicional “gengibirra”, bebida típica das festas de carimbó no interior.


Para encerrar a programação, o Ministro irá participar de uma roda de carimbó com os grupos de Marapanim “Raízes da Terra”, “Japiim” e “Uirapuru”, que farão uma bela homenagem ao centenário de Mestre Lucindo, um dos maiores ícones do gênero.


A Campanha “Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro” é uma iniciativa que busca envolver e mobilizar a sociedade em torno da valorização e do reconhecimento do Carimbó como expressão importante da cultura brasileira, sendo uma continuidade do processo organizado a partir das discussões promovidas no Festival de Carimbó de Santarém Novo desde 2005. Organizada por grupos de carimbó e entidades culturais de vários municípios, esta Campanha faz parte do processo iniciado pela Irmandade de Carimbó de São Benedito junto ao IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – para registrar o Carimbó Paraense como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.



Contatos e informações:


Coordenação – 9995-4422 (Isaac Loureiro)

Comissão de Comunicação – 8167-8783 (Flávio Miranda), 9991-5223 (Elida), 8857-9951 (Alexandre)


Programação da visita:

14:30
- Chegada do Ministro e comitiva à Belém

15:30 - Visita do Ministro ao Ver-o-Peso

16:00- Roda de Carimbó na Feira do Açaí com vários grupos da Campanha CARIMBÓ PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO (lembrando que os grupos e movimentos culturais estarão concentrando no local desde as 15:00)

16:30 - Início do Cortejo Cultural com o Ministro e os grupos e movimentos culturais paraenses, saindo da Feira do Açaí em direção ao Forte do Castelo, com o seguinte roteiro (estações)
--- 1ª Estação: Saudação dos Afro-Religiosos na subida da ladeira do Forte do Castelo
--- 2ª Estação: Saudação dos grupos juninos (cordões e pássaros, bois, quadrilhas juninas) em frente à Igreja de Sto. Alexandre
--- 3ª Estação: Visita do Ministro à Catedral da Sé e saudação por grupos de teatro e dança
--- 4ª Estação: Saudação das escolas e blocos carnavalescos na praça da Casa das Onze Janelas
--- 5ª Estação: Saudação das crianças do Boi-Bumbá em frente ao Forte do Castelo

17:30- Recepção do Ministro por mestres e mestras das culturas populares paraenses (carimbó, boi, folias, quilombolas, indígenas, etc.) na entrada do Forte do Castelo, onde entregarão simbolicamente a chave do Forte ao ministro, significando a retomada da fortaleza pelas culturas populares herdeiras da Cabanagem e da resistência indígena, negra e popular na Amazônia.
Neste momento, a idéia é saudar o ministro com uma "salva de tambores" no lugar da "salva de tiros" (os tambores deverão estar nos muros do forte, ao lado dos velhos canhões)

18:00 - Entrada do ministro no Forte do Castelo, onde será recepcionado pelo grupo de carimbó "Trinca-Ferro Mirim", do município de Santarém Novo, formado só por crianças, simbolizando a transmissão das tradições do carimbó para as novas gerações

18:30 - Pronunciamentos oficiais do Ministro, da Governadora e do Secretário Estadual de Cultura, com a cerimônia de lançamento dos Editais dos Pontos de Cultura e assinatura do convênio do Programa Mais Cultura entre a Secult e o MinC; neste momento haverá também uma fala de um representante da Campanha CARIMBÓ PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO e a entrega simbólica do pedido de registro do Carimbó como Patrimônio Imaterial ao ministro; também está previsto a apresentação do hino nacional cantado em língua indígena por um representante dos Kaiapós

19:30 - Apresentação de carimbó com os grupos Japiim, Uirapurú e Raízes da Terra de Marapanim (Unidos por Marapanim)

20:00 - Encerramento

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá entrei em contato com o Flávio Miranda, para lhe solicitar ajuda, porém não conseguir mais falar com ele.

Gostaria que se possivel vocês me ajudassem, estou desenvolvendo uma pesquisa junto com meu grupo sou estudante da UFPa, e queremos falar sobre a Campanha de vocês tenho algumas perguntas para fazer, porém não estou conseguindo manter contato,

se fosse possível contar com a juda de algum de vocês.Aguardo resposta.

Meu nome é Luciana de Almeida, e meu telefone é 8829.7201 ou 8137.1173.

obrigada.