quinta-feira, 1 de maio de 2008

Breve história do Carimbó

Mais do que um gênero musical paraense, o Carimbó é uma das manifestações mais representativas da cultura amazônida. Segundo alguns pesquisadores, as contribuições da cultura indígena e da negra africana no Pará formaram as raízes do ritmo, que já teria mais de 200 anos de história.

O Carimbó era e é tocado até hoje com o tambor deitado no chão e o músico sentado em cima para batucar com as mãos. Em 1767, o jesuíta Frei João Daniel escreveu sobre o ritmo cantado e dançado pelos índios Tupinambás, a partir de um tambor feito de madeira oca recoberto com pele de animal: o curimbó, que deu origem ao nome atual da música e dança.

Além do registro, características demonstram sua originalidade indígena, como uso de maracás e flauta no acompanhamento da música, e na dança o pé arrastado e a postura arqueada. Porém, a semelhança com o batuque africano e o rebolado na dança, juntamente com as histórias transmitidas por comunidades do interior do Pará, remontam a origem do Carimbó para as comunidades de negros vindos do Maranhão ou fugitivos de fazendas da região.


Identidade

Ao levar em consideração as diversas culturas que contribuíram para o surgimento do Carimbó, o ritmo se apresenta como importante elemento no processo de formação da identidade cultural brasileira, com as particularidades da Amazônia.

A sua forma de dançar, os instrumentos que acompanham os curimbós e a vestimenta dos grupos e dos que dançam carimbó são elementos que podem variar de acordo com a região do Pará em que o ritmo está presente. Mas suas letras são sempre compostas por versos curtos, que falam do dia-a-dia do pescador e do lavrador, dos seus trabalhos, dos seus amores, da sua preocupação com o meio ambiente.


Os mestres

A transmissão oral nas famílias, nas comunidades e os modos de vida tradicionais mantidos no interior do Pará são os principais responsáveis pela resistência do chamado Carimbó de raiz (o que traz as características originais do ritmo). Mas aos artistas mais notáveis, grandes compositores, músicos e difusores do carimbó é que são concedidos os títulos de Mestres.

Um dos mestres mais conhecidos no Pará foi Lucindo Rebelo da Costa, ou Mestre Lucindo, do município de Marapanim, no litoral paraense. Natureza e romantismo eram duas constantes na obra do pescador e mestre de Carimbó, que em 2008 completaria seu centenário.


Belém - PA - 2008

3 comentários:

Anônimo disse...

Égua, eu não sabia que éra tão antigo, o nosso Carimbó.Que dizer que ele já faz sucesso todo esse tempo.

Beto di Maio disse...

Faltou falar do banjo que é um instrumento de origen europeia, e o acompanhamento de sopros ex sax, e clarinete tambem europeu mais o estilo tocados pelos sopros ~sao inflencia do caribe presente no merenge e na musica caribenha

Anônimo disse...

Eu "sentia" que o carimbó também tinha dentre as suas origens as maranhenses! Sempre gostei e admirei esse ritmo! Aqui no Maranhão ele é muito apreciado e há até um ritmo chamado "Carimbó das Caixeiras" que veio da Festa do Divino e lembra um pouco o batuque do carimbó paraense.