terça-feira, 12 de agosto de 2014

IPHAN PUBLICA COMUNICADO NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO SOBRE REGISTRO DO CARIMBÓ COMO PATRIMÔNIO CULTURAL DO BRASIL

 Patrimonio CariboNo último dia 11 de agosto o Iphan fez publicar no DOU um comunicado informando sobre a tramitação do processo de registro do Carimbó como patrimônio cultural imaterial, estabelecendo um prazo de 30 dias para qualquer manifestação da sociedade a respeito.

Com a finalização desse processo marcada para acontecer dia 11 de setembro, quando ocorrerá a reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio, o órgão apresenta publicamente um resumo de toda a documentação produzida nesse processo e que está sob análise dos conselheiros.

O comunicado publicado no Diário Oficial informa que o parecer do relator é favorável ao reconhecimento do Carimbó e recomenda sua inscrição no Livro de Registro correspondente. A reunião do Conselho deverá ratificar esse parecer.

O documento sofreu uma correção e foi retificado na edição do DOU de 12 de agosto, pois haviam publicado o termo "amazonense" para identificar os mestres e detentores dos saberes e fazeres do carimbó, sendo então substituído por "amazônidas"...

Em preparação para celebrar com uma grande festa em Belém a conquista do dia 11 de setembro, a Campanha do Carimbó intensifica a mobilização nas comunidades carimbozeiras do Pará, que deverão estar presentes no Ato Público organizado para marcar esse momento histórico da cultura paraense e brasileira.

Vejam no link abaixo a matéria no site do Iphan.

http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=18555&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia

Nenhum comentário: