quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

MESTRES DO CARIMBÓ VEM A BELÉM SE ENCONTRAR COM A MINISTRA DA CULTURA E PEDIR A VALORIZAÇÃO DA CULTURA POPULAR


A bandeira do Carimbó está a caminho de Belém...
(foto do 9º Fest Rimbó em Santarém Novo/PA)

Nesta quinta feira, 9 de janeiro, mestres e grupos do carimbó de vários municípios paraenses estarão em Belém para um encontro inédito com a Ministra da Cultura, Marta Suplicy, que virá ao Pará inaugurar a Incubadora Pará Criativo, uma das componentes da Rede de Incubadoras Brasil Criativo - um projeto da Secretaria de Economia Criativa do MinC que está sendo implantado em 13 estados brasileiros.

A inauguração da Incubadora Pará Criativo acontecerá no Instituto de Artes do Pará, órgão vinculado ao Governo do Estado, que é parceiro do MinC nessa iniciativa. A cerimônia está prevista para iniciar às 15 horas.

A vinda dos mestres e grupos de carimbó a Belém e sua participação no evento está sendo articulada pela Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro, movimento nascido no Festival de Carimbó de Santarém Novo em 2005 e que foi o responsável pelo pedido de registro do carimbó como patrimônio imaterial nacional junto ao Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Já estão confirmadas caravanas e representantes de vários municípios paraenses, entre eles Marapanim, Santarém Novo, Salinópolis, Curuçá, Maracanã, Vigia, Irituia, Colares, Santa Bárbara do Pará, Ananindeua, Soure e Belém.

Hoje a principal organização dos carimbozeiros paraenses, a Campanha do Carimbó vem realizando diversas ações prevendo a finalização desse processo de reconhecimento oficial, que foi iniciado em 2008 e cujo término será em junho de 2014 com a análise documental a ser feita pelo Conselho Consultivo do Patrimônio, organismo do Iphan que decide sobre a titulação dos bens culturais materiais e imateriais do país. A decisão de vir a Belém buscar o encontro com a Ministra foi tomada ainda em dezembro, durante o seminário estadual da Campanha que aconteceu no 11º Festival de Carimbó de Santarém Novo.

Mestres reunidos no 7º Seminário da Campanha do Carimbó
durante o Festival de Carimbó de Santarém Novo/dez.2013

Segundo Isaac Loureiro, da Irmandade de Carimbó de São Benedito e coordenador da Campanha do Carimbó, a presença dos mestres, músicos, dançarinos e lideranças carimbozeiras no ato de inauguração da Pará Criativo em Belém tem dois objetivos básicos: primeiro ter a oportunidade de receber a Ministra da Cultura em solo paraense e apresentar a ela o carimbó e a cultura popular do Pará, junto com as demandas e anseios desse segmento cultural tão importante e infelizmente pouco lembrado pelas políticas oficiais de cultura. Os mestres de carimbó irão recepcionar a Ministra Marta com o legítimo carimbó pau & corda e entregar a ela uma carta pedindo seu apoio na luta pela garantia da cidadania cultural para o carimbó e todas as expressões da cultura popular e tradicional de nossa região. Também irão solicitar que a reunião do Conselho Consultivo do Iphan que decidirá sobre o registro do carimbó como patrimônio imaterial, prevista para junho, aconteça em Belém para que os carimbozeiros e todo o povo paraense possa acompanhar de perto e celebrar essa importante conquista.

Outro objetivo importante é mostrar a importância e a necessidade de inclusão das culturas populares e tradicionais nos projetos e processos relacionados à economia criativa no Pará e no Brasil, um campo novo de atuação e de gestação de políticas públicas que precisa evidenciar e potencializar a criatividade e a força econômica de nossas expressões culturais tradicionais. A expectativa do movimento da Campanha do Carimbó é que a Incubadora Pará Criativo se torne parceira no apoio e fomento das diversas iniciativas produtivas e empreendedoras dos grupos e comunidades do carimbó, tanto as que já existem quanto as que deverão ser criadas. A Campanha já mantém uma parceria nesse sentido com o Programa Coroatá de Formação de Empreendedores Culturais, vinculado à Proex e à Incubadora de Empresas da Ufpa.

Mestre Manoel, do Grupo Uirapuru de Marapanim, diz que irá trazer seu netinho Guilherme, um garoto de 3 anos que já toca e canta carimbó junto com o avô, e resume o que espera da Ministra e demais autoridades com este ato em Belém: "A gente espera que ela firme conosco esse compromisso, perante este velho e esta criança, de que nós vamos ser valorizados e respeitados como merecemos!". Palavra de mestre que ecoa com esperança neste janeiro promissor...

O pequeno Guilherme, neto de Mestre Manoel
( Marapanim/Pa )


Serviço:
Ato da Campanha do Carimbó na Inauguração da Incubadora Pará Criativo
Quando: 09 de janeiro de 2014 às 15 h
Onde: IAP - Instituto de Artes do Pará
Informações e contatos: (91) 8722-9502  /  8263-9738
                                    carimbopatrimonioculturalbr@gmail.com

Nenhum comentário: