Parceria entre a Campanha do Carimbó, Espaço Tio Milico e o Movimento NossaCasa estimula a leitura e a solidariedade na Vila de Fortalezinha, Ilha de Maiandeua .
Nos dias 26 e 27 de maio, a Barca das Letras vai navegar nas águas do Carimbó praiano e atracar na Vila de Fortalezinha, na mítica Ilha de Maiandeua, localizada no município de Maracanã, no litoral paraense. Sendo uma das comunidades que integram a APA Algodoal-Maiandeua, Fortalezinha é um lugar mágico onde as pessoas simples ainda mantém vivas tradições ancestrais e um modo de vida ancorado na partilha e no respeito à natureza e suas forças.
Mestre Pedro e Mestre Roque na barca para Fortalezinha (2008) |
A convite da Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro, os artivistas do Movimento NossaCasa de Cultura e Cidadania se preparam para levar livros e solidariedade às crianças, jovens e adultos do Espaço Cidadão Tio Milico, organização cultural comunitária que desenvolve um belíssimo trabalho de afirmação cultural e cidadania através da tradição do carimbó pau e corda, uma manifestação que resiste ao tempo nessa pequena vila de pescadores.
A ação com a Barca das Letras na comunidade envolve uma campanha de arrecadação solidária de livros, gibis, revistas e materiais didáticos para serem doados à “piquenada” de Fortalezinha e à “Cascoteca” do Espaço Tio Milico, uma inusitada e criativa biblioteca comunitária com um formato de casco (ou canoa) que está sendo montada carinhosamente pelo coordenador do Espaço, Manoel Preto.
Grupo Tio Milico com Mestres Pedro e Montano |
O Movimento NossaCasa de Cultura e Cidadania, criado em 2008 pelo arte-educador amapaense Jonas Banhos, busca contribuir para a formação do novo cidadão vivente às margens dos rios, lagos e igarapés da Amazônia, garantindo assim o acesso ao livro, à leitura e à literatura a moradores de comunidades tradicionais/originárias. Nestes quatro anos de caminhada, já foram distribuídos gratuitamente por meio da Biblioteca Itinerante Barca das Letras mais de 30(trinta) mil livros e realizadas diversas ações culturais em dezenas de comunidades dos Estados amazônicos do Amapá, Pará e Roraima.
A Barca das Letras é uma ação que promove a solidariedade, a cidadania e o estímulo à leitura junto a essas comunidades, em especial suas crianças, adolescentes e jovens. Os livros sempre são arrecadados em campanhas permanentes mobilizadas pelas redes sociais, em eventos culturais promovidos por parceiros do Movimento NossaCasa e em intervenções urbanas realizadas uma vez por mês em Brasília e agora também em Belém, onde um coletivo do movimento se organizou recentemente.
Toda a ação é feita por voluntários amantes da leitura(arte-educadores, escritores, músicos, ativistas culturais) que juntos e misturados formam a Trupe Cultura Viva e utilizam de suas artes diversas para aproximar o livro do cotidiano das crianças, de 0 a 108 anos, que vêm brincar na Barca.
As “mochiladas culturais”, como os artivistas chamam cada viagem da Barca até as comunidades, envolvem também diversos parceiros locais e da região, fortalecendo e potencializando as organizações da própria comunidade e as iniciativas culturais que já desenvolvem.
A parceria com a Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro foi iniciada em dezembro de 2011, com a participação de Jonas nas atividades do 10º FEST RIMBÓ - Festival de Carimbó de Santarém Novo, evento realizado pela centenária Irmandade de Carimbó de São Benedito.
Ação de arrecadação de doações acontece neste domingo em Belém e Brasília
Mobilizando a solidariedade de quem mora em Belém e região metropolitana, artivistas da Barca das Letras, da Campanha do Carimbó, da Associação de Quadrinhistas Ponto de Fuga, Roda de Tambores e outros parceiros promovem uma intervenção cultural na Praça da República, neste domingo (20 de maio), voltada para arrecadar doações a serem levadas até Fortalezinha no final de semana seguinte.
As atividades acontecerão a partir das 09 da manhã, ao lado do Teatro Waldemar Henrique, com a realização de varal de fotos/poesia/quadrinhos, contação de estórias, oficinas lúdicas, batuques e muita alegria. Vá lá e leve as crianças...
Já em
Brasília, a ação ocorrerá, como de costume, no Eixão do Lazer (107/108 Norte).
Por lá também haverá Varal de Poesia, Exposição de Artesanato das comunidades
ribeirinhas já visitadas pela Barca das Letras, Art&reciclagem e roda de
conversa sobre Trabalho Escravo na Amazônia, com o escritor e jornalista
amazônida Pedro César Batista. A partir das 8h30 até 12h30.
Informações e Contatos:
- Claúdio Cardoso [Movimento NossaCasa em Belém] (91) 88822908 / cromosm@hotmail.com
- Jonas Banhos [Movimento NossaCasa AP/DF] (61) 8167 1254 / jonasbanhosap@gmail.com
- Manoel Preto [Espaço Cidadão Tio Milico/Fortalezinha] (91) 9964-8437 / pretotiomilico@hotmail.com
- Isaac Loureiro [Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro] (91) 8722-9502 / 8263-9738 / carimboparimonioculturalBR@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário