quinta-feira, 1 de setembro de 2011

AÇÃO SOLIDÁRIA PELA SAÚDE DE MESTRE BENTO, DE MARAPANIM


Movidos pela solidariedade, grupos de carimbó e produtores culturais da Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro se mobilizam para apoiar Mestre Bento Pereira Alves, fundador e mantenedor do Grupo Raízes da Terra, um dos mais tradicionais e conhecidos conjuntos de carimbó do município de Marapanim, um dos signatários do pedido de registro do carimbó como patrimônio cultural imaterial junto ao IPHAN em 2008.

Aos 84 anos, Mestre Bento enfrenta um grave problema de saúde pulmonar, só recentemente diagnosticado pelos médicos, e teve que ser internado pela segunda vez em menos de um mês para poder receber medicação permanente. O tratamento dele exige a realização de vários exames, alguns deles bastante caros para os modestos recursos de um mestre que sempre viveu da pesca e da agricultura, e que hoje sobrevive com uma irrisória aposentadoria.

Sua família vem desde então se desdobrando para conseguir os recursos necessários ao seu tratamento, mas a humilde condição material dos filhos e parentes impõe sérias dificuldades financeiras para atender as necessidades urgentes do mestre.

A Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro, na qual Mestre Bento é liderança muito querida e respeitada, se soma ao esforço de familiares e amigos do mestre para assegurar com urgência as condições dignas de tratamento e breve restabelecimento de sua saúde. Para isso, estamos disponibilizando uma conta bancária para doações em dinheiro, bem como telefones de contato para quem puder ajudar de alguma outra forma. Toda ajuda é bem vinda, o importante agora é cuidar da saúde do mestre e garantir a continuidade de seu trabalho maravilhoso.

A conta bancária é: Banco do Brasil, Conta Poupança nº 11321-2, Agência 2272-1, Titular ZULEIDE PEREIRA ALVES.

Os telefones de contato são: (91) 9918-9368 (Zuleide Alves, filha do mestre), (91) 8263-9738 (Isaac Loureiro, coordenação da Campanha do Carimbó)

Evento cultural solidário em Marapanim

Sensibilizados com a situação, lideranças de vários grupos de carimbó de Marapanim, apoiados pelo Ponto de Cultura Memória Marapaniense, promovem neste domingo, dia 4 de setembro, um evento cultural em prol de Mestre Bento, visando arrecadar fundos para ajudar sua família nas despesas com seu tratamento. A iniciativa busca chamar a atenção da sociedade para a importância da valorização de pessoas como ele, um mestre de cultura popular, responsável pela preservação e difusão das tradições culturais do município e do Pará, em especial o nosso carimbó, hoje em processo de registro como patrimônio cultural brasileiro.

O evento acontecerá no Bosquinho de Marapanim, próximo ao Terminal Rodoviário, e terá apresentações de grupos de carimbó e a realização de um bingo com vários prêmios doados por empresas e instituições da cidade. A programação está prevista para iniciar a partir das 11 da manhã, com acesso livre do público em geral.

Saiba um pouco mais sobre Mestre Bento

Pescador, agricultor, compositor de carimbó, amo de boi-bumbá, organizador de cordão de pássaro, líder comunitário, memória viva da cultura marapaniense e paranese, mestre de cultura popular...Foi na prática de todos esses ofícios e funções que Mestre Bento conquistou a admiração e o respeito de sua comunidade, tendo se tornado uma referência para a cultura da lendária Marapanim, cidade considerada a capital do carimbó.

Fundador do Grupo Raízes da Terra, nascido em 1993 com o nome de Saratú, Mestre Bento hoje é reconhecido no Pará e no Brasil pelo trabalho desenvolvido em torno da valorização e difusão do carimbó tradicional, tendo sido contemplado duas vezes (em 2008 e 2009) com o Prêmio Culturas Populares promovido pela Secretaria da Identidade e da Diversidade do Ministério da Cultura. Foi também um dos premiados pelo Edital Prêmio Maestro Adelermo Matos de Cultura Popular, realizado pela SECULT-PA em 2008. Em 2010 seu grupo teve o projeto de oficinas de danças regionais selecionado no Edital Microprojetos Mais Cultura para a Amazônia Legal, patrocinado pela Funarte/Ministério da Cultura.

Um comentário:

nativa disse...

Saúde ao mestre Bento!
Toda energia irmanada dos tambores, vibrando em seu coração para melhoria da sua recuperação.
Abçs carimbolados!