Carimbó centenário da Irmandade de São Benedito (PA) é um dos convidados da VII Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária
O tradicional grupo "Os Quentes da Madrugada", da Irmandade de Carimbó de São Benedito (Santarém Novo/PA) chega mais uma vez ao Planalto Central para mostrar a força, beleza e a originalidade desta manifestação que é componente essencial da identidade cultural paraense, amazônida e brasileira: o Carimbó.
O tradicional grupo "Os Quentes da Madrugada", da Irmandade de Carimbó de São Benedito (Santarém Novo/PA) chega mais uma vez ao Planalto Central para mostrar a força, beleza e a originalidade desta manifestação que é componente essencial da identidade cultural paraense, amazônida e brasileira: o Carimbó.
...
O grupo é um dos convidados da VII FEIRA NACIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR E REFORMA AGRÁRIA - BRASIL RURAL CONTEMPORÂNEO, que acontece em Brasília (DF) no período de 16 a 20 de junho de 2010. Promovida pelo MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário, a Feira reúne o melhor da produção da agricultura familiar de todo o país, cultura, música, artesanato, gastronomia, orgânicos e moda. O evento reúne 650 empreendimentos familiares e mais de 550 toneladas de produtos de todas as regiões do País, além de uma extensa programação cultural que une o contemporâneo e cultura de raiz.
...
Durante cinco dias, o público poderá celebrar a pluralidade musical e artística que une a raiz cultural e a modernidade do BRASIL RURAL CONTEMPORÂNEO em dois espaços: o Palco Multicultural e o Tablado de Raiz. No Palco Multicultural, músicos como Paulinho da Viola, Lenine, Armandinho, Alceu Valença e Otto. No Tablado de Raiz, a criatividade de grupos regionais como o baiano Zambiapunga, o pernambucano Maracatu Estrela de Ouro, a artista paraibana Zabé da Loca e, claro, o legítimo carimbó paraense dos "Quentes da Madrugada".
...
Será a segunda vez que o carimbó da Irmandade de São Benedito se apresenta em Brasília. Em
novembro de 2009 "Os Quentes" participaram do V Festival Brasília de Cultura Popular a convite do grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro.
...
A presença do grupo na Feira será uma importante oportunidade para a divulgação da Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro, iniciativa liderada pela Irmandade desde 2005 que busca o reconhecimento oficial do carimbó como patrimônio imaterial do Brasil. A Campanha hoje é um dos principais movimentos de cultura popular da Amazônia, envolvendo dezenas de grupos, mestres e comunidades carimbozeiras no Estado do Pará, além de tecer alianças com várias redes e movimentos nacionais como a Ação Griô e a Rede das Culturas Populares.
...
Aproveitando o espaço do evento, o grupo também pretende mobilizar a atenção do público para a Lei Griô Nacional, uma proposta nascida a partir dos diálogos promovidos pela Ação Griô Nacional e que aponta a necessidade da criação de uma política nacional de promoção e valorização da tradição oral brasileira em diálogo com a educação formal, visando o reconhecimento da importância dos griôs, mestres e mestras da cultura oral para a afirmação da nossa identidade e ancestralidade. Para aprovar tal lei, que é de iniciativa popular, está sendo feita uma campanha de coleta de assinaturas em todo o Brasil para que a proposta possa então ser enviada ao Congresso Nacional. Clique aqui e baixe a minuta da lei e a lista de assinaturas.
...
Os Quentes da Madrugada se apresentam na Feira no dia 19 de junho (sábado), às 16 horas, no Tablado Raiz. Clique aqui e confira a programação completa do evento.
Um comentário:
Olá!
Cheguei até o blog através do post "Grupo Iaçá comemora aniversário com roda de carimbó de 2008". Acho magnifico um blog com informações tão valiosas como essas.Sempre participo do Revivendo São Paulo e valorizo muito iniciativas que mostram e remostram a cultura de nossa Brasil! e nessas minhas pesquisas me deparei com uma personalidade muito importante (pelo o que percebi) de Belém, Silvia Leão, que também é citada no site Iaça (in memorian) fiquei chocado pois as imagens dela são lindas e vivazes. Alguém sabe me dizer o que legou essa jovem lutadora tão cedo da vida?
Abs
André.
Postar um comentário