terça-feira, 25 de novembro de 2008

Encontro da Campanha em Ananindeua revela a força do Carimbó Urbano em luta pelo reconhecimento

Por Hugo Cezar e Isaac Loureiro


Na manhã de domingo do dia 23 de novembro de 2008, na Escola Clóvis Begot, no Bairro de Águas Lindas, o município de Ananindeua realizou seu primeiro Encontro de Articulação da Campanha “Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro”, reunindo grupos, mestres e amantes do carimbó da região para construir a organização desse movimento nesse município, buscando sua integração na grande rede carimbozeira que vem sendo tecida fio a fio, ponto a ponto, ligando pessoas, grupos e comunidades envolvidas com essa tradição popular.


Apesar do município não ser tão antigo, já revela um carimbó com identidade própria, dialogando intensamente com a realidade urbana e multicultural de Ananindeua, segunda maior cidade paraense, lar de muitas famílias vindas do interior do estado, principalmente da as antigas Zona Bragantina e do Salgado, territórios de muitas tradições culturais. O Carimbó ananindeuense se alimenta dessas raízes, no entanto vem somando elementos instrumentais bem ecléticos como contra-baixo e rabeca, com canções que refletem o cotidiano mais urbano ao mesmo tempo que cantam a saudade da terra natal de muitos dos seus compositores.

Essa diversidade esteve bem representada no encontro por conta do grupo Amigos do Carimbó (do bairro de Águas Lindas) e Pindoramas (da Cidade Nova). Enquanto primeiro insere novações como rabeca e contra-baixo, o segundo preserva o modo tradicional. Entre palestras e reuniões, esses grupos apresentaram uma sonoridade peculiar, garantindo a festa e diversão pra quem foi ao encontro.


Grupo Amigos do Carimbó

O ciclo de palestra começou com o coordenador-geral da campanha, Isaac Loureiro. Isaac fez um apanhado histórico da campanha (iniciada em 2005 durante o Festival de Carimbó de Santarém Novo), contando como se deu essa evolução até se chegar de fato a um movimento cultural que busca mobilizar e sensibilizar a sociedade como um todo. Explicou também como está se dando as articulações nos municípios, bem como se apresenta atualmente a campanha. Foi informado também quais serão os próximos passos do processo de registro e as atividades organizadas pelas comunidades, como os Festivais que acontecem em Quatipurú (Maria Pretinha), Marapanim (ZIMBARIMBÓ) e Santarém Novo (FEST RIMBÓ) nesse fim de ano. Também falou sobre a participação no Fórum Mundial Social, onde a campanha pretende realizar um Encontro de Articulação Nacional com pessoas e organizações do Brasil inteiro. Por fim, falou como o pólo de Ananindeua poderá se articular para desenvolver a campanha.

Em seguida, tivemos a fala de Mariana Sampaio, do DEPHAC/SECULT, que esclareceu todo o processo para se realizar o registro de um bem imaterial, no caso o carimbó, tirando todas as dúvidas a ele relacionadas. Explicou também a importância de se realizar esse registro através do IPHAN, garantindo que após o reconhecimento oficial do carimbó como patrimônio se crie o compromisso dos governos e da sociedade com a preservação e difusão desse bem, inclusive o direito de ter acesso às políticas públicas de cultura necessárias para essa manutenção e valorização. Ao final, mostrou o andamento do processo, revelando que já foi aberta licitação para contratação dos técnicos que realizarão o estudo do inventário para tornar o carimbó, patrimônio cultural.

Em clima de roda de conversa, Isaac Loureiro convocou vários mestres presentes no encontro para um bate-papo bastante descontraído sobre a vivência e memória de cada um a respeito do carimbó. Dentre eles estava a figura ilustre do mestre Mário Neves, do lendário grupo “Os Brasas da Marambaia”, um dos mais populares conjuntos de carimbó da década de 70 em Belém que chegou a gravar dois LP’s. Ao lado dele outras figuras maravilhosas como o músico e carpinteiro Manoel Alexandre, do grupo “Amigos do Carimbó” (que já foi cantor de brega e veio de Irituia), Seu Canuto e Seu Laranjeira (naturais de Marapanim, do grupo “Pindoramas”), Seu Pedro (rabequeiro que veio de Bragança e hoje toca carimbó), entre outros mestres. Compartilhando histórias e pequenas "palhinhas", esse encontro foi marcado por emoções e a esperança de bons ventos para o carimbó.

Mestres

Após esse momento, foi realizado o trabalho em grupos para discutir algumas propostas para a organização da campanha em Ananindeua, levando em conta questões como comunicação, educação, memória dos mestres, eventos culturais e articulação. A plenária final trouxe essas propostas dos grupos e também apontou os representantes de cada organização presente no encontro que formarão a Comissão Local da campanha no município, cuja primeira reunião foi marcada para o dia 29 de novembro, às 08 h, na Associação de Moradores de Águas Lindas.

O encontro terminou com o almoço comunitário e uma animada roda de carimbó que se estendeu até o final da tarde, celebrando a consolidação de mais um pólo para a campanha, fortalecendo cada vez mais esse processo.



Canal de Vídeos

Espaço reservado para os vídeos feitos durante a Campanha:

www.youtube.com/campanhacarimbo

Um comentário:

Unknown disse...

ISAAC PARABENS PELO SEU TRABALHO MUITAS SAUDADES DE SEU AMIGO EDSON(PITY) LEMBRA DE MIM, UM GRANDE ABRÇO PARA TODOS.

92 8423-7772