sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Carimbó mobiliza comunidade e grupos em Ananindeua

Encontro da Campanha
¨Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro¨
reúne carimbozeiros de Ananindeua
e Região Metropolitana de Belém
pela valorização do gênero


Ananindeua se organiza para realizar seu 1º Encontro de Articulação da Campanha “Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro”. No próximo domingo, 23 de novembro de 2008, os grupos, seus mestres, músicos e dançarinos, as entidades culturais e as instituições públicas de cultura locais poderão conhecer mais sobre o processo de registro do carimbó, além de discutir propostas de organização da Comissão Local da Campanha, buscando estruturar e planejar suas atividades no município. O evento terá também a participação do IPHAN e do DPHAC/SECULT, que farão esclarecimentos à comunidade sobre o andamento desse registro na região.

O encontro será ainda um espaço de intercâmbio entre os músicos, mestres e produtores – alguns vindos de outras cidades do interior do Estado – que fazem um carimbó no contexto urbano, com a utilização de instrumentos musicais elétricos, por exemplo, mas sem deixar de lado a tradição do instrumental pau-e-corda. Além disso, é o momento de integração entre grupos de carimbó e grupos parafolclóricos, numa união pela valorização da cultura paraense.

A coordenação local do evento é dos grupos “Amigos do Carimbó”, do “Pindorama”, do “Fogo Fagô” e da Associação dos Moradores de Águas Lindas (AMA Lindas), tendo o apoio do IPHAN, SECULT, Fundação Curro Velho e FUNTELPA.

SERVIÇO:

1º Encontro de Articulação da Campanha “Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro” em Ananindeua
Dia 23 de novembro de 2008 (domingo), das 8h às 13h, na Escola Municipal Clóvis de Souza Begot (Rua Osvaldo Cruz, ao lado do Posto de Saúde de Águas Lindas).

Nenhum comentário: