terça-feira, 28 de outubro de 2008

Produtor musical de São Paulo faz registro sonoro do Carimbó

O músico e produtor Alfredo Bello, que já viajou por todo o Brasil para pesquisar sobre a cultura musical popular, está agora no Pará para gravar em áudio e vídeo mais uma manifestação da tradição cultural do país: o carimbó. Em parceria com a Campanha “Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro”, Alfredo esteve em cidades do interior paraense durante o fim de semana para gravar com grupos e mestres. Nesta terça-feira (28), ele estará com grupos de Icoaraci também para fazer o registro.

O trabalho de gravar e publicar discos representativos da cultura musical popular é realizado desde 2004, quando o produtor lançou o selo Mundo Melhor, após mais de dez anos de pesquisa. O Mundo Melhor se divide em duas séries: Brasil Passado Futuro (BPF), linha onde serão feitas as gravações do carimbó, e a série Novas Estruturas, voltada para a gravação de trabalhos mais experimentais, “produções musicais contemporâneas com um pé na tradição e outro no novo”.

Atualmente, as tradições musicais produzidas no Terreiro Du Passo – estúdio onde são gravados os registros do Mundo Melhor –, são disponibilizadas pela internet através do blog www.selomundomelhor.org. Lá estão arquivados músicas, fotos, vídeos e textos que permitem uma compreensão maior do universo cultural pesquisado e do trabalho desenvolvido por Alfredo em benefício dessas manifestações da música popular tradicional.

Veja abaixo os locais e os grupos / mestres a serem registrados por Alfredo Bello, no Estado do Pará:

- Unidos do Paraíso (Santa Bárbara)
- Mestre Pedro, Mestre Montano, Mestre Roque (Fortalezinha – Ilha de Maiandeua)
- Grupo Alegria de Cafezal (Magalhães Barata – Cafezal)
- Mestre Coutinho, Grupo Caçulas da Vila e Grupo Águia Negra (Icoaraci).

Um comentário:

Sabrina. disse...

Como vamos pessoal?