quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Carimbó celebra a diversidade cultural no Círio de Nazaré


Grupos e mestres carimbozeiros participaram de shows, rodas e homenagens à padroeira dos paraenses

O Círio de Nazaré, maior festa religiosa do país, também mobilizou os diversos grupos e mestres de carimbó que lutam pelo reconhecimento deste tradicional gênero musical paraense como patrimônio imaterial do Brasil. Seguindo o exemplo do próprio Círio, que já foi registrado como patrimônio cultural brasileiro em 2004, os carimbozeiros tomaram parte em várias atividades culturais promovidas na cidade de Belém durante estes dias.


A programação iniciou na terça-feira anterior ao Círio (dia 7) com a apresentação de grupos com diferentes sotaques de carimbó na Tenda do Carimbó, montada pela SECULT no Píer da Casa das 11 Janelas como parte do evento "Nazaré de Todos Nós", que trouxe vários shows musicais (incusive de artistas como Chico César, Arraial do Pavulagem e Trio Manari) para o público presenta na capital. Para mostrar um pouco da diversidade cultural do carimbó paraense, a tenda recebeu o grupo "Os Africanos" da Vila de Icoaraci, o grupo "Raízes da Terra" de Marapanim e o grupo "Os Quentes da Madrugada" de Santarém Novo, cada um deles com sonoridade, estilo de dança e tradições singulares, próprias do contexto histórico e cultural de suas comunidades.

Durante as três noites do evento, a Campanha do Carimbó mobilizou voluntários que colheram centenas de assinaturas de apoio ao pedido de registro feito ao IPHAN em fevereiro, assinaturas essas que expressam o desejo da sociedade em geral de ver o carimbó reconhecido oficialmente como patrimônio cultural de nosso país.


No sábado pela manhã o carimbó montou sua tenda em plena Feira do Ver-O-Peso para receber a procissão fluvial e prestar sua homenagem à Santa. O grupo "Sancari", que reúne músicos de Cachoeira do Arari, Cafezal e Belém, foi quem organizou e conduziu a festa, em parceria com os feirantes, mantendo uma tradição que se realiza há vários anos nesse local. Com a presença de muitos simpatizantes do carimbó, incusive turistas, o grupo tocou e dançou até o sol ficar a pino, sempre divulgando a iniciativa do registro do carimbó como patrimônio imaterial.


Logo em seguida o Arraial do Pavulagem deu início ao já tradicional Arrastão da Cobra Grande, que levou uma multidão pelas ruas da Cidade Velha até a Praça do Carmo, onde milhares de pessoas dançaram no ritmo do boi e do carimbó. Mais assinaturas de apoio foram coletadas pela Campanha durante o evento, que a cada ano atrai cada vez mais participantes nessa grande celebração da diversidade cultural da Amazônia.

No sábado à noite foi a vez do carimbó pau e corda do grupo "Borboletas do Mar", de Marapanim, animar a famosa Festa da Chiquita, evento profano e lúdico que se realiza há décadas no lendário Bar do Parque, reunindo a diversidade sexual e cultural da cidade de Belém. Próximo dali, no Anfiteatro da Praça da República, bandas e músicos de vários estilos participavam do Cirial 2008, mostra musical alternativa promovida há vários anos e que também manifestava apoio ao registro do carimbó.

No domingo, dia do Círio, a emoção tomou conta dos carimbozeiros e do povo presente dentro e fora da Casa da Linguagem, em plena Avenida Nazaré, quando foi realizada uma das mais belas homenagens à padroeira: batucando uma dezena de curimbós e tocando os instrumentos tradicionais do estilo pau-e-corda, músicos de vários grupos saudaram a passagem da berlinda cantando "Vós sois o lírio mimoso" em ritmo de carimbó, provocando uma alegre e emocionada reação dos romeiros que levavam a corda e até do arcebispo D. Orani, que chegou a ensaiar um passo de dança...


Organizada pela Fundação Curro Velho, a homenagem levou à multidão a informação da campanha pelo registro do carimbó como patrimônio cultural brasileiro, cujos representantes falaram e cantaram sobre essa iniciativa. O grupo "Raízes da Terra" (Marapanim) também tocou uma das músicas feitas para a campanha, sendo auxiliado por músicos do grupo Unidos do Paraíso (Sta. Bárbara) Grupo Regional Iaçá e do Paranativo (Belém).

No próximo ano, a perspectiva da coordenação da campanha é ter mais atividades e uma presença cada vez mais intensa do carimbó dentro do Círio, uma vez que ambos são patrimônio cultural do povo paraense e brasileiro.

3 comentários:

Sabrina. disse...

Parabéns por toda a movimentação, moças e rapazes!

Ass:

Sabrina

.Nilton Silva disse...

Muito bom. Publicamos no blog do Ponto Ananin.

Jongo da Tamadare disse...

OLA ESSA CULTURA DE VC E UMA COISA MAIS LINDA DEPOIS DO JONGO VC TEM UMA JEITO MARAVILHOSO DE MOSTRA SUAS DANÇAS SEUS TOQUES QUE SÃO MUITO PARECIDO COM DO JONGO MAIS VCS TEM MAIS ESTRUMENTO QUE NOS POR ISSO FICA AQUELE BALANÇO BOM AXÉ PRA TODOS GENTE VAMOS DAR VALOR PRA CULTURA DA GENTE AS COISAS SE ACABA ABRAÇO ANDRE NETO DE JONGUEIRO DE GUARATINGUETA SP TERRA DE FREI GALVÃO PRIMEIRO SANTO BRASILEIRO .