quarta-feira, 18 de março de 2015

CAMPANHA DO CARIMBÓ E IPHAN PROMOVEM OFICINA COMUNITÁRIA SOBRE SALVAGUARDA EM BELÉM

Oficina de Capacitação sobre Salvaguarda (foto Isaac Loureiro)
 A 1ª OFICINA DE CAPACITAÇÃO COMUNITÁRIA SOBRE A SALVAGUARDA DO CARIMBÓ foi realizada na última terça (17 de março) em Belém, no auditório do Iphan Pará, com a participação de mestres e lideranças de vários municípios que integram o território do carimbó paraense.

Ministrada pelo técnico e antropólogo Cyro Lins, a oficina foi uma solicitação da coordenação da Campanha do Carimbó ao Iphan, a partir da necessidade apontada pelas comunidades carimbozeiras de terem mais informações a respeito do processo de salvaguarda de um bem cultural imaterial registrado, como é o caso agora do carimbó. A iniciativa é a primeira ação concreta voltada para a salvaguarda desse patrimônio, buscando capacitar os próprios detentores do bem cultural para que possam ter um papel protagonista nessa nova etapa que se inicia.

A oficina também atendeu à necessidade do movimento carimbozeiro de preparar multiplicadores das comunidades que irão atuar como facilitadores nos Encontros Municipais da Campanha do Carimbó que acontecerão entre março e maio deste ano, onde o tema da salvaguarda será discutido com o objetivo de levantar propostas que orientem a formulação do Plano de Salvaguarda do Carimbó.

Esses encontros nos municípios são preparatórios ao I Congresso Estadual do Carimbó, que o movimento pretende realizar na 1ª quinzena de maio em Belém, e que será a principal instância de deliberação da Campanha do Carimbó.

Na oficina também foi abordada a metodologia de facilitação desses encontros municipais, além da discussão da agenda de atividades do movimento carimbozeiro.

Participaram da oficina lideranças e mestres vindos de Salinas, Pirabas, Santarém Novo, Marapanim, Curuçá, Soure, Salvaterra, Capanema, Ananindeua e Belém, que agora tem a missão de multiplicar essas informações em suas comunidades e grupos.

Agradecemos a participação de nossas lideranças dos municípios e à toda a equipe do Iphan Pará pela parceria na viabilização desta atividade. Em breve teremos novas oficinas sobre o tema.

Nenhum comentário: