domingo, 7 de setembro de 2014

CONTAGEM REGRESSIVA PARA A FESTA

(Matéria publicada no Jornal Diário do Pará em 7/9/2014)
(foto: Pierre Azevedo/Divugação)
 Reunião dia 11 em Brasília deve declarar carimbó patrimônio cultural do Brasil

O Pará está em contagem regressiva para vivenciar uma conquista histórica para sua cultura. Faltam 4 dias para o registro do carimbó como Patrimônio Cultural Brasileiro.  O título, mais do que merecido, é tido como certo, e resultado de um movimento protagonizado pelos mestres, grupos e comunidades carimbozeiras do Pará junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Para comemorar o reconhecimento, a Campanha do Carimbó, responsável pela mobilização, realiza no dia 11 de setembro, uma alvorada com queima de fogos e muito carimbó, às 6h da manhã, no Ver-o-Peso. O encontro será seguido de um grande Ato Público Comemorativo, denominado “Carimbó do meu Brasil”, a partir das 9h, na Praça do Povo, no Centur

O encontro no Centur acontecerá simultaneamente à 76ª Reunião Deliberativa do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan em Brasília, que terá como uma de suas pautas a votação do registro do carimbó como patrimônio cultural brasileiro. A reunião finaliza o processo de registro o bem cultural iniciado oficialmente em 2008, resultado das discussões e mobilizações que grupos e mestres de carimbó desde 2005, na cidade de Santarém Novo, onde nasceu a Campanha do Carimbó. 

“O carimbó entrou finalmente na pauta deles, eles já tiveram acesso à documentação do processo, já têm o parecer favorável, só vão reunir em plenário para formalizar a decisão. Nessa reunião, vão submeter à votação do conselho a aprovação do registro. É um ritual formal e a partir daí será feito o reconhecimento, destaca Isaac Loureiro, coordenador da campanha e presidente da Irmandade Carimbó São Benedito, de Santarém Novo, uma das associações que formalizaram o pedido ao órgão federal. A intenção é que o momento da decisão seja transmitido ao vivo, para que  o público presente no ato em  Belém possa comemorar o resultado.

Segundo a técnica em Antropologia do Iphan, Larissa Guimarães, a expectativa é grande. “Após seis anos de intensas  pesquisas, esta última  fase nos enche de ansiedade e  de satisfação ao ver que todo  o trabalho e esforço realizados  por todos (mestres de carimbó, dançarinos, compositores, tocadores, pesquisadores, produtores  culturais, admiradores,  entusiastas, etc.), valeu a  pena e alcançamos o tão almejado  reconhecimento do carimbo como patrimônio cultural  do Brasil”, pontua. 

Entre 2008 e 2014, o Iphan cumpriu as etapas de levantamento, identificação e documentação do carimbó no nordeste paraense, na região metropolitana de Belém e no Marajó. “A participação da população dos municípios dessas regiões foi fundamental para indicar e informar as referências culturais significativas e representativas deste universo tão rico do carimbó, acrescenta Larissa. 

A reta final da campanha contou com uma aliada importante: a internet. A atuação nas redes sociais fomentou a ação, que passou a repercutir com mais velocidade nos últimos dois anos. ”Fez muita diferença, facilitou as pessoas entenderem o que a gente estava fazendo e querendo”, revela Isaac. 

Segundo Isaac, a Cerimônia de Titulação ainda não tem data para acontecer, mas ele acredita que será ano que vem. 

Mas as comemorações serão antecipadas. Essa festa dia 11 é para dar mais visibilidade ao registro. É esse momento que vamos comemorar com todos os grupos, comunidades e toda a população. O carimbó está no nosso sangue, é a nossa identidade, nossa raiz. É muito difícil não mexer com a gente, todo paraense sabe dançar o carimbó. Esperamos que o povo comemore, diz Isaac. 

Organizado pela Campanha do Carimbó, com o apoio de várias instituições públicas e privadas, o ato reunirá grupos de 23 municípios de 6 regiões do Pará, evidenciando a força e a diversidade  dessa expressão cultural  autenticamente paraense. A expectativa dos organizadores é que o momento reúna cerca de 500 carimbozeiros.

O carimbó tradicional ainda é conhecido de forma tímida no resto do Brasil, mas está presente no repertório dos artistas da nova geração com nova roupagem, como Luê e Lia Sophia. “Se essa raiz não estivesse muito forte e  viva, não alimentaria esse  imaginário artístico. Com o registro, esperamos que os  próprios mestres e grupos  também possam se apresentar  para o povo brasileiro”, diz Isaac. 

Após o reconhecimento, ele espera mudanças práticas na rotina dos paraenses que mantêm vivo o carimbó. “Esperamos que ações  governamentais e políticas  públicas possam chegar até os  mestres na forma de projetos  e ações de preservação e  divulgação. O reconhecimento vai mudar a autoestima dos grupos e mestres, mas  esperamos que eles possam  ter melhores condições para se  apresentar e gravar discos, e que  todos sejam mais valorizados”, pontua Isaac Loureiro.

SERVIÇO
 
Alvorada da Campanha Carimbó
Quando: 11 de setembro
Hora: 6h
Onde: Ver-o-Peso (próximo ao setor de artesanato)

Ato Público Comemorativo “Carimbó do meu Brasil”
Quando: 11 de setembro
Hora: 9h às 20h
Onde: Praça do Povo – Centur
Endereço: Avenida Gentil Bittencourt, 650 
Mais informações: (91) 8191-690/9993-2613
 
(Por Tássia Almeida - da Redação)

Nenhum comentário: