quarta-feira, 26 de março de 2014

Campanha do Carimbó promove encontros nos municípios para discutir a finalização do processo de registro e plano de salvaguarda

“O nosso objetivo é mostrar nossa união
pelo nosso Carimbó, que é a nossa tradição...”
(Mestre Rildo José/Curuçá)

O Carimbó patrimônio cultural brasileiro: Essa Luta é Nossa!

Considerado o gênero musical tradicional mais conhecido do Pará, o Carimbó é uma manifestação que ocorre há mais de dois séculos em várias regiões do Estado, sendo um elemento fundamental da identidade cultural de nosso povo. Resultado da formação histórica e cultural das populações da Amazônia, sua perenidade e resistência deve-se principalmente a processos de transmissão oral e a modos de vida tradicionais preservados pelas comunidades do litoral e do interior paraense, dentro de seu contexto social, cultural e ambiental.

Cortejo da Campanha nas ruas de Santarém Novo, dezembro de 2010 (foto por Isaac Loureiro)

Em busca da valorização e fortalecimento desta manifestação cultural popular, mestres e grupos de carimbó de vários municípios paraenses criam em 2006 a Campanha “Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro”, movimento que levanta a bandeira do reconhecimento do Carimbó como patrimônio da cultura brasileira. Organizada a partir das discussões promovidas durante o Festival de Carimbó de Santarém Novo, a Campanha do Carimbó tornou-se um amplo e inédito movimento social e cultural que integra dezenas de grupos e comunidades de carimbó, tendo sido a responsável pelo processo iniciado em 2008 junto ao IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – para registrar o Carimbó Paraense como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Atualmente na fase de conclusão, após um amplo trabalho e pesquisa sobre o carimbó que se realizou em dezenas de municípios paraenses onde essa tradição é relevante, o processo de registro conduzido pelo IPHAN produziu um dossiê sobre a manifestação  que será analisado até junho pelo Conselho Consultivo do Patrimônio. Essa é a última etapa para o registro e titulação do bem cultural.

Neste momento crucial do processo, a Campanha do Carimbó conseguiu um feito inédito: garantir o acesso ao citado dossiê pelos grupos e mestres de carimbó que são os detentores e mantenedores desse bem cultural, para que pudessem discutir os resultados da pesquisa, avaliar o conteúdo e corrigir possíveis falhas que possam haver nesse documento. Após mobilização do movimento carimbozeiro, o IPHAN abriu uma consulta pública para o dossiê, que continua disponível na internet até 31 de março, e receberá as contribuições e considerações das comunidades através da Campanha.

Ato da Campanha do Carimbó no IPHAN em Belém, dando voz aos mestres e comunidades sobre o dossiê
(foto por Pierre Azevedo)

Encontros da Campanha nos municípios preparam mobilização estadual para junho em Belém

Agora que o processo de registro está sendo finalizado, a Campanha promove novos encontros comunitários nos vários municípios do território do Carimbó, locais incluídos na pesquisa feita IPHAN entre 2009 e 2013 e que seguem sendo as bases de sustentação da manifestação. Esses Encontros pretendem reunir os diversos grupos de Carimbó de cada município, seus mestres, músicos e dançarinos, as entidades culturais e as instituições públicas de cultura locais, buscando expressar as vozes e anseios da comunidade  carimbozeira em relação à iminente conquista desse reconhecimento nacional.

Encontro da Campanha na Vila de Araquaim, Curuçá, em 2008 (foto por Isaac Loureiro)

Um dos objetivos desses encontros é esclarecer as comunidades sobre a finalização do processo de registro do carimbó, preparando a grande mobilização estadual em Belém para o momento da reunião do Conselho que definirá o título de patrimônio cultural imaterial brasileiro, previsto para junho. O evento também já pretende levantar a discussão do Plano de Salvaguarda do Carimbó a partir dos mestres e grupos, antecipando os debates que serão feitos pelo Iphan após a finalização do registro.

Outra intenção dos encontros é articular e fortalecer a organização da Campanha em nível local e estadual, buscando estruturar e planejar suas atividades nos municípios e regiões. Por isso será discutida proposta de criação das Associações Municipais do Carimbó e de uma entidade de âmbito estadual que congregue e represente todos os grupos e comunidades carimbozeiras tradicionais.

Reunião preparatória para o Encontro da Campanha em Colares, março de 2014.
 (foto Instituto Terra Pará)

A agenda dos Encontros nos municípios tem início dia 30 de março, em Marapanim, que realizará seu 3º Encontro Municipal da Campanha. No dia 5 de abril será a vez de Curuçá, que receberá mestres e grupos na Vila de Araquaim. Dia 12 de abril o encontro acontece em Belém, reunindo os carimbozeiros da região metropolitana. Dia 26 de abril o carimbó do Marajó se encontra em Soure. Dia 1º de maio, Dia do Trabalhador, é a vez de Colares receber os grupos locais, de Vigia e São Caetano de Odivelas. Dia 4 de maio vai ser o encontro de Santarém Novo, com a participação de Salinas e São João de Pirabas. Há eventos sendo articulados ainda em Maracanã e Irituia.

Encontro da Campanha na Vila de Fazendinha, Marapanim, 2010 (foto por Isaac Loureiro)

Todos os encontros são organizados diretamente pelos mestres e lideranças do carimbó em cada localidade, tendo o apoio de instituições culturais públicas e privadas. Para viabilizar cada evento, a coordenação da Campanha do Carimbó tem realizado dezenas de reuniões com essas lideranças em seus municípios, fortalecendo sempre o protagonismo das comunidades.

Mais informações:
(91) 8722-9502 / 8263-9738
carimbopatrimonioculturalbr@gmail.com

Nenhum comentário: