quarta-feira, 21 de março de 2012

Documentário PAU & CORDA revela as histórias de quem faz do Carimbó a sua razão de viver


Quatro grupos de carimbó, quatro cidades paraenses, quatro videoclipes. E as histórias de pessoas que vivem o mais paraense dos ritmos. Essa é a fórmula do novo documentário produzido pela TV Cultura do Pará, "Pau & Corda: Histórias de Carimbó", que estréia no dia 1º de abril, às 18h30, na faixa Cultura.DOC do canal 02. O projeto tem o apoio da Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro e marca a retomada da parceria com a FUNTELPA e a TV Cultura do Pará.

Idealizado e dirigido por Robson Fonseca, apresentador do programa Invasão na mesma emissora, o documentário foi filmado entre outubro e novembro de 2011 em Belém e três cidades da região do Salgado Paraense, Santarém Novo, Curuçá e Marapanim, locais onde a força da tradição do carimbó se mantém viva graças à dedicação e cuidado de dezenas de mestres e grupos apaixonados por essa arte bicentenária.

Sancari (Belém), Os Quentes da Madrugada (Santarém Novo), O Uirapuru (Marapanim) e Sabiá (Curuçá) foram os quatro grupos que toparam o desafio proposto pela equipe da TV Cultura: gravar videoclipes nas suas respectivas cidades e comunidades, mostrando o universo que inspira e sustenta seu fazer artístico ancestral.

Veja o teaser dos bastidores da gravação com o grupo Os Quentes da Madrugada, da Irmandade de Carimbó de São Benedito (Santarém Novo):


Veja o teaser da gravação com o grupo Uirapuru (Marapanim):


Ao longo do processo de gravações, o diretor Robson Fonseca buscou não só registrar os grupos em ação, mas,principalmente, cenas e histórias reveladoras do cotidiano desta gente."Evitamos, assim, a pretensão de contar a História do Carimbó, e focamos no que realmente interessa, as histórias, os relatos pessoais, buscando apresentar seus processos de criação e as suas condições de vida".

"Registrar este cotidiano encantado pelos tambores é, a partir disso, uma forma de valorizar os detentores de um saber-fazer e os agentes de uma cultura diversa na sua unidade, a Cultura do Carimbó, possuidora de variações e singularidades em cada região, e que enfrenta o descaso do poder público e o preconceito de gestores culturais mal informados há décadas", explica Felipe Cortez, produtor do documentário.
Grupo Sabiá (Vila de Araquaim, Curuçá)

O projeto prevê também a produção de videoclipes de cada grupo para disponibilização na internet e em outros suportes, contribuindo assim para que esses artistas ampliem a divulgação e o reconhecimento de seu trabalho. Além disso, cada grupo receberá cópia integral das gravações e das fotos realizadas em suas localidades, para se tornarem parte do seu acervo e memória, um ato fundamental para quem sempre teve dificuldade de acesso a essa tecnologia.
Grupo Sancari (Belém)

Após sua exibição na programação da TV Cultura do Pará, o documentário poderá ser exibido também na programação nacional da TV Brasil, além de participar de mostras e festivais de vídeo e cinema pelo país e no exterior. Está sendo preparada também um circuito de exibição do filme nas cidades envolvidas, em parceria com a Campanha do Carimbó.

Pau & Corda tem pré-estréia dia 25 na Estação das Docas

E para marcar a estréia, será realizada uma exibição especial para os participantes e apoiadores do projeto, também aberta ao público, no dia 25 de março, no Cine-Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas.

Após a exibição do documentário,haverá uma grande roda de carimbó com os grupos participantes. E o público está, desde já, convidado a cair nesta farra a la Pau&Corda. Serão distribuídos 200 convites para o público, na recepção da emissora, a partir do dia 18 de março, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

SERVIÇO:
Exibição de "Pau & Corda:Histórias de Carimbó"
Data: 25.03.2012
Local: Teatro Maria Sylvia Nunes - Estação das Docas
Horário: 18h
Entrada franca
Contato: Felipe Cortez (Produtor Executivo), 8212-9182
Mais informações: facebook.com/pauecorda
Blog: http://historiasdecarimbo.blogspot.com.br/

Um comentário:

José Maria de Paula Almeida disse...

Boa tarde!
Minha querida SOL, estou recebendo as informações do Documentário, muito bonito, vai ser um sucesso, aliás já está sendo sucesso.
Torço para cada vez mais a Cultura no nosso Pais, seja plena.
Almeida - Presidente do Maracatu Naçlão Iracema - Fortaleza/CEARá.