quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Artistas cantam para ajudar mestre Bento Trindade


Matéria publicada no Jornal Diário do Pará (19.10.2011)

Uma iniciativa da Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro reúne hoje, no Teatro Gasômetro, músicos de expressão no Estado no show “Um Canto pra Mestre Bento”, que busca angariar recursos para o tratamento de saúde do Mestre Bento Trindade Alves, do grupo Raízes da Terra, no município de Marapanim. Toda a renda será destinada integralmente ao músico.

Arraial do Pavulagem, Dona Onete, Quaderna, Alcyr Guimarães, Luê Soares e Jr. Soares, Aíla Magalhães, Márcio Macedo, Nanna Reis e DJ Pro.efX (Projeto Charmoso), Pedrinho Callado, Alba Maria, Curimbó de Bolso e Sancari são os artistas que participam dessa iniciativa. Para Allan Carvalho, do grupo Quaderna, o show de hoje é importante para mostrar o legado de Mestre Bento para os jovens paraenses. “É essencial para que as novas gerações tomem conhecimento do trabalho desses mestres, que são essenciais para criar a nossa identidade cultural”, explica.

O grupo Raízes da Terra, fundado por Mestre Bento em Marapanim há 17 anos, também não poderia ficar de fora do show. O grupo segue na ativa, agora sob a coordenação da filha mais nova do mestre, Zuleide Alves, que coordena os grupos de carimbó e dança. Ao todo, são 30 integrantes entre músicos, coordenadores e dançarinos.

No show de hoje, o Raízes da Terra apresenta músicas de autoria de Mestre Bento como “Homenagem a Santarém Novo”, “Água da Chuva no Mar”, “Tubarão Peixe Feroz”, “Reciclagem”, “Sereia”, “Jacaré Cobra” e “O Peru”. Para Zuleide, a iniciativa de promover o show foi uma surpresa. “Fiquei muito feliz. Jamais imaginei que isso fosse acontecer. A força de vontade do meu pai em trabalhar é incrível e ele sempre fez questão de divulgar o grupo. Agradeço muito a todos por essa iniciativa e que possam ajudar também outros mestres”, conta.

Além da programação musical, um debate está previsto para fazer parte do evento. Nele, a questão do reconhecimento, valorização e apoio aos mestres será discutida para buscar um conjunto de ações com sociedade, governo e instituições.

MESTRE

Mestre Bento é considerado referência fundamental no carimbó de Marapanim e da região do Salgado. Em suas mais de 50 composições no estilo musical, ele expressa a diversidade e a capacidade criativa que existe na cultura paraense. Ele também é um dos representantes que estão à frente do movimento pelo registro do ritmo como patrimônio cultural imaterial junto ao Iphan.

Para Isaac Loureiro, coordenador da Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro, o mestre tem uma visão especial do que passa ao seu redor. “Ele tem uma inteligência singular para escrever. Ele consegue transferir a visão que ele tem do universo para a música. São composições líricas, muito alegres e que falam sobre a natureza e a vida”, define.

Atualmente, Mestre Bento está gravemente doente e passa por dificuldade para cobrir os gastos para o tratamento, já que conta apenas com sua aposentadoria de pescador e ajuda de familiares.

PATRIMÔNIO CULTURAL

Formada por grupos de carimbó, mestres e entidades culturais de vários municípios paraenses, a Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro surgiu em 2005, como parte de discussões que aconteceram no Festival de Carimbó Santarém Novo, e tem como principal objetivo envolver e mobilizar a sociedade para que o ritmo seja reconhecido como expressão da cultura brasileira e valorizado.

“Percebemos que, quando eles falam de patrimônio cultural, as manifestações populares estão dentro disso. Elas são a referência da identidade que cada região carrega. Com a campanha, vimos que podemos buscar um reconhecimento mais amplo para as pessoas que mantêm essa manifestação viva”, ressalta Isaac. (Diário do Pará)

Nenhum comentário: