quarta-feira, 21 de abril de 2010

Documentário "Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro" disponível no YouTube

O vídeo "Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro", dirigido pelo documentarista paraense Afonso Gallindo e produzido pela Matapi Filmes, está disponível no YouTube para quem quiser conhecer um pouco mais sobre o movimento que deu origem ao processo de registro do carimbó como patrimônio imaterial.

Filmado em 2008, o curta-metragem entrevista o coordenador da Campanha do Carimbó, Isaac Loureiro, além de outras personalidades da cultura paraense, como o poeta e pesquisador Paes Loureiro e o músico Pinduca, que falam sobre suas impressões a respeito do carimbó e seu reconhecimento como patrimônio cultural nacional.

É um documento valioso para compreender como nasceu a Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro e perceber o protagonismo dos grupos e comunidades carimbozeiras do interior paraense nesse processo, em especial a centenária Irmandade de Carimbó de São Benedito da cidade de Santarém Novo.

Importante esclarecer que uma versão reduzida desse vídeo serviu de base para uma matéria veiculada em 2009 no Programa Outro Olhar, da TV Brasil (veja aqui).

Agora compartilhamos aqui o documentário na íntegra.

Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro - Parte 1



Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro - Parte 2



Nossos agradecimentos à toda a equipe de produção do vídeo e ao diretor Afonso Gallindo.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

O Carimbó na Teia dos Tambores Digitais



Centenário Carimbó de São Benedito (PA) esquenta a Teia Brasil em Fortaleza

Fortaleza, a capital do Ceará, tornou-se o coração pulsante da diversidade cultural brasileira nos últimos dias do mês de março de 2010. Foi lá que se realizou, de 25 a 29 desse mês, a Teia Brasil 2010 - Tambores Digitais - o grande encontro nacional dos Pontos de Cultura e de milhares de artistas, ativistas e produtores culturais de nosso país.

Promovida pelo Ministério da Cultura, em parceria com a Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, a Teia incluiu em sua extensa programação uma bela Mostra Artística que buscou ser representativa da diversidade das expressões culturais de nosso povo, levando aos palcos de Fortaleza grupos e artistas de vários estilos e vindos das mais diversas regiões do Brasil.

Entre esses convidados para essa bela festa estava o Grupo "Os Quentes da Madrugada", da centenária Irmandade de Carimbó de São Benedito da cidade de Santarém Novo, localizada na região litorânea do Pará. O grupo viajou 24 horas de ônibus para chegar à capital cearense e apresentar o autêntico carimbó "pau-&-corda" que existe e resiste há mais de um século nessa pequena comunidade de agricultores e pescadores.

O carimbó legítimo do Pará foi muito bem representado pelos mestres Dico Boi, Ticó, Candinho, Sabá, Sota e os demais integrantes dos "Quentes da Madrugada", que na noite do dia 25 subiram ao palco da Praça Verde do Centro Cultural Dragão e esquentaram o público que enfrentou a chuva e o horário avançado para dançar ao som desse ritmo amazônico, herança dos ancestrais indígenas e negros que hoje luta para vser reconhecido como patrimônio cultural brasileiro.

O grupo foi antecedido no palco por importantes nomes da música brasileira, como os Irmãos Aniceto e Fagner (CE), Manguerê (ES) e o rapper B. Negão (RJ), que aqueceram o público até a hora da entrada dos "Quentes", última atração da noite. Uma verdadeira celebração da cultura brasileira e da beleza de sua incrível diversidade...

Durante a apresentação do grupo, o coordenador da Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro, Isaac Loureiro, falou dessa iniciativa criada em Santarém Novo desde 2005 e que vem lutando pelo registro do carimbó como patrimônio imaterial da cultura brasileira, sendo hoje reconhecida nacionalmente e com aliados se multiplicando.

Outra bandeira levantada no show foi a da campanha pela Lei Griô Nacional, uma proposta criada pela rede Ação Griô Nacional, da qual a Irmandade faz parte, que busca o fortalecimento da identidade e ancestralidade do povo brasileiro através do reconhecimento dos saberes e fazeres de nosso griôs e mestres, fomentando o diálogo com a educação formal. Durante a Teia foram realizadas várias atividades de mobilização pela lei, como rodas de conversa, cortejos, caminhadas, etc.

Ao final do show, o público se recusava a deixar a Praça Verde e pedia mais carimbó até o alvorecer, mas por conta do horário o grupo não pôde prosseguir, deixando o gostinho de quero mais em todos que lá estavam. Ficou então o convite para quem quiser e puder: vá a Santarém Novo entre 21 e 31 de dezembro que "Os Quentes da Madrugada" estarão lá no Barracão da Irmandade todas as noites, animando a tradicional Festividade de Carimbó de São Benedito, mantendo viva essa maravilhosa expressão da cultura brasileira.

Quem quiser entrar em contato com eles, use o email: quintino_vive@yahoo.com.br