sexta-feira, 9 de abril de 2010

O Carimbó na Teia dos Tambores Digitais



Centenário Carimbó de São Benedito (PA) esquenta a Teia Brasil em Fortaleza

Fortaleza, a capital do Ceará, tornou-se o coração pulsante da diversidade cultural brasileira nos últimos dias do mês de março de 2010. Foi lá que se realizou, de 25 a 29 desse mês, a Teia Brasil 2010 - Tambores Digitais - o grande encontro nacional dos Pontos de Cultura e de milhares de artistas, ativistas e produtores culturais de nosso país.

Promovida pelo Ministério da Cultura, em parceria com a Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, a Teia incluiu em sua extensa programação uma bela Mostra Artística que buscou ser representativa da diversidade das expressões culturais de nosso povo, levando aos palcos de Fortaleza grupos e artistas de vários estilos e vindos das mais diversas regiões do Brasil.

Entre esses convidados para essa bela festa estava o Grupo "Os Quentes da Madrugada", da centenária Irmandade de Carimbó de São Benedito da cidade de Santarém Novo, localizada na região litorânea do Pará. O grupo viajou 24 horas de ônibus para chegar à capital cearense e apresentar o autêntico carimbó "pau-&-corda" que existe e resiste há mais de um século nessa pequena comunidade de agricultores e pescadores.

O carimbó legítimo do Pará foi muito bem representado pelos mestres Dico Boi, Ticó, Candinho, Sabá, Sota e os demais integrantes dos "Quentes da Madrugada", que na noite do dia 25 subiram ao palco da Praça Verde do Centro Cultural Dragão e esquentaram o público que enfrentou a chuva e o horário avançado para dançar ao som desse ritmo amazônico, herança dos ancestrais indígenas e negros que hoje luta para vser reconhecido como patrimônio cultural brasileiro.

O grupo foi antecedido no palco por importantes nomes da música brasileira, como os Irmãos Aniceto e Fagner (CE), Manguerê (ES) e o rapper B. Negão (RJ), que aqueceram o público até a hora da entrada dos "Quentes", última atração da noite. Uma verdadeira celebração da cultura brasileira e da beleza de sua incrível diversidade...

Durante a apresentação do grupo, o coordenador da Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro, Isaac Loureiro, falou dessa iniciativa criada em Santarém Novo desde 2005 e que vem lutando pelo registro do carimbó como patrimônio imaterial da cultura brasileira, sendo hoje reconhecida nacionalmente e com aliados se multiplicando.

Outra bandeira levantada no show foi a da campanha pela Lei Griô Nacional, uma proposta criada pela rede Ação Griô Nacional, da qual a Irmandade faz parte, que busca o fortalecimento da identidade e ancestralidade do povo brasileiro através do reconhecimento dos saberes e fazeres de nosso griôs e mestres, fomentando o diálogo com a educação formal. Durante a Teia foram realizadas várias atividades de mobilização pela lei, como rodas de conversa, cortejos, caminhadas, etc.

Ao final do show, o público se recusava a deixar a Praça Verde e pedia mais carimbó até o alvorecer, mas por conta do horário o grupo não pôde prosseguir, deixando o gostinho de quero mais em todos que lá estavam. Ficou então o convite para quem quiser e puder: vá a Santarém Novo entre 21 e 31 de dezembro que "Os Quentes da Madrugada" estarão lá no Barracão da Irmandade todas as noites, animando a tradicional Festividade de Carimbó de São Benedito, mantendo viva essa maravilhosa expressão da cultura brasileira.

Quem quiser entrar em contato com eles, use o email: quintino_vive@yahoo.com.br

Nenhum comentário: