terça-feira, 19 de outubro de 2010

Mestres flautistas do carimbó em grande encontro



Terça-Feira, 19/10/2010

A campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro acaba de ganhar um importante reforço. O Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) criou o projeto Sopro de Carimbó, com diversas ações de salvaguarda da flauta artesanal, instrumento fundamental entre os tradicionais grupos de carimbó do Pará e que está desaparecendo. O objetivo é garantir a sobrevivência do instrumento, com o repasse desse saber às novas gerações, tanto para confecção quanto para execução. O projeto está sendo realizado em parceria com o Instituto de Artes do Pará (IAP) e tem recursos do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI), do Ministério da Cultura (MinC).

Hoje (19) e amanhã (20), mestres flautistas e seus aprendizes estarão reunindo em Belém, na sede do IAP, para a troca de experiências entre si e também com outros músicos interessados. A programação, batizada de “Fala Memória”, será encerrada com uma grande roda de carimbó aberta ao público. Leia mais no Diário do Pará.

Fonte: http://www.diarioonline.com.br/noticias-interna.php?nIdNoticia=113460

Flautistas de carimbó se encontram em Belém



Segunda-Feira, 18/10/2010

O Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro emitem um alerta: a flauta artesanal, instrumento fundamental entre os tradicionais grupos de carimbó do Pará, está desaparecendo. Para evitar que isto aconteça, nos dias 19 e 20 de outubro, na sede do IAP, em Belém, será realizado o encontro Fala Memória, uma programação com os mestres e seus aprendizes, com participação de músicos paraenses interessados, culminando com uma grande roda de carimbó aberta ao público.

Para valorizar esta arte e estimular o surgimento de uma nova geração de flautistas, o Iphan firmou uma parceria com o Instituto de Artes do Pará (IAP). Foi criado, então, o projeto Sopro de Carimbó, com diversas ações de salvaguarda da flauta artesanal do carimbó com o objetivo de garantir a sua sobrevivência. O objetivo é que essa pesquisa seja utilizada como instrumento de apoio à campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro.

O próximo passo do projeto Sopro de Carimbó será a realização de um laboratório para a confecção de flautas artesanais, em Marudá, no município de Marapanim, entre os dias 27 e 30 de outubro, reunindo aprendizes, músicos e integrantes dos grupos de carimbó, sob a orientação de mestres artesãos e flautistas. A expectativa é reunir participantes de 13 municípios.

PROGRAMAÇÃO

Terça-feira, 19

09 às 12h – Troca de saberes de mestres e aprendizesMomento reservado à interação entre os mestres e aprendizes
15 às 18h – Troca de saberes de mestres, aprendizes e músicosEspaço aberto para músicos e demais artistas interessados

Quarta-feira, 20
09 às 12h – Ensaio de mestres, aprendizes e músicosMomento de afinações musicais e culturais entre artistas convidados
17 às 20h – Roda de carimbo com os mestres, aprendizes e músicos do grupo de carimbó Sancari. Apresentação para o publico em geral.

Local: Instituto de Artes do Pará - IAP, Largo de Nazaré, Centro, Belém/PA

Fonte: http://www.diarioonline.com.br/noticias-interna.php?nIdNoticia=113336

Contatos da Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro:

http://www.campanhacarimbo.blogspot.com/
carimbopatrimonioculturalBR@gmail.com
(91) 9137-9017 - Isaac Loureiro
(91) 9623-6878 - Solange Loureiro

Um comentário:

jairo neves e a música. disse...

é isso ai pessoal fico feliz em saber que salinas está participando com seus músicos desse grande projeto sobre a valorização do carimbó ao titulo de patrimonio historico nacional a nossa música a Associação dos Músicos de Salinópolis promove em salinas varios projetos para a promoção da música no municipio de salinas. parabens a voces.